Uma das mais notórias premiações dos quadrinhos nacionais acontece nesta semana, celebrando a diversidade e espontaneidade da nona arte brasileira, com obras autorais produzidas por artistas insignes e indulgentes.
A 37ª edição do Troféu HQ Mix é uma condecoração referida por uma análise de mais de 1500 obras escritas, feito por um júri especializado que indicou os melhores nas categorias efetivas ao resultado final dos indicados referentes ao ano de 2024.
Entre os vencedores estão célebres autores e revelações surpreendentes, que ganharam destaque no último ano, como Jefferson Costa e Regi Braz – Quando Nasce a autoestima?, Verônica Berta – Marina: Expressão, Ricardo Tayra – Amarelo Seletivo, Cadu Simões – Homem Grilo, entre outros. Além dos novos talentos, que ficou com Débora Santos (desenhista) e TAI (roteirista).
Como em todos os anos, o troféu traz uma referência e homenagem aos quadrinhos no Brasil, e neste ano, a edição a estatueta produzida pelo artista Bruno Braga, representa a personagem Tiodora, do livro Mukanda Tiodora, de Marcelo D’Salete, que neste ano também será engrandecido com o prêmio Grandes Mestres do Quadrinhos, junto com o jornalista Mauricio Pestana, devido a importância significativa de suas obras icônicas sobre a história do negro no Brasil.
A cerimônia acontece no dia 10 de Dezembro no Teatro Raul Cortez, no Sesc 14 Bis em São Paulo. A apresentação fica por conta de Serginho Groismam, e ainda traz a participação do DJ M2K. O evento ainda será transmitido ao vivo pelo canal oficial do HQ Mix no Youtube.
por Patrícia Visconti


