Em dezembro, Taylor Swift presenteou seus fãs com dois novos lançamentos no Disney+: uma minissérie documental e um filme que celebram a grandiosa The Eras Tour, considerada a turnê mais lucrativa da história. Ao todo foram 152 shows em 52 países, com arrecadação estimada em US$ 2,6 bilhões.
O anúncio da minissérie documental e do filme foi feito nas redes sociais da artista em 13 de outubro com a divulgação do trailer oficial, ambos os títulos estrearam 12 de dezembro, lançando seus dois primeiros episódios na data.
The End of an Era acompanha os bastidores da The Eras Tour desde sua concepção, iniciada dois anos antes do primeiro show, até a apresentação final da turnê, realizada em Vancouver. A produção detalha todo o processo de criação do espetáculo, reunindo músicos, dançarinos e convidados especiais como Sabrina Carpenter, Ed Sheeran e Florence Welch. O documentário também aborda aspectos da vida pessoal de Taylor Swift, incluindo o início de seu relacionamento com o jogador de futebol americano, Travis Kelce.
Ao total, a série conta com seis episódios, lançados em pares às sextas-feiras, os dois últimos virão ao ar no dia 26 de dezembro. Já The Final Show registra a última apresentação da turnê, filmada em dezembro de 2024, no Canadá. O show reune mais de 40 músicas, incluindo canções de The Tourtured Poets Department (2024), álbum produzido e gravado durante a The Eras Tour.
Com isso o filme se torna o primeiro registro oficial dessas músicas em uma apresentação ao vivo. Além desses lançamentos, Taylor Swift possui outros dois filmes disponíveis no Disney+ The Eras Tour (Taylor’s Versions) (2024).
Em 2023 Taylor Swift deu início a The Eras Tour, composta por shows grandiosos que celebrava cada era de sua carreira. As apresentações realizadas em Los Angeles foram transformadas em um filme que chegou aos cinemas no mesmo ano.
A produção se tornou o filme-concerto de maior bilheteria da história, e posteriormente ganhou uma versão estendida no Disney+, com músicas que ficaram de fora da exibição das telonas e uma sessão acústica pós-créditos.
por Lucas Cerqueira




