Mais ano se passou e nossa embarcação viajou por um universo cultural incrível neste ano de 2025, com muitas alegrias, novidades, emoções, algumas tristezas, com perdas lamentáveis para o cenário pop, mas teve diversas homenagens e celebrações à grandes personalidades, como os 90 anos do mestre da literatura e dos quadrinhos Mauricio de Sousa.
Um ano repleto de surpresas e novidades, como o noivado da Taylor Swift e o lançamento de seu 13º álbum The Life of Showgirl, que parou a internet. Teve o show histórico na Praia de Copacabana, da Lady Gaga, que levou uma legião de fãs e admiradores ao espetáculo, o transformando em uma repercussão mundial, assim se tornando um dos shows mais comentados do ano.
Muitas perdas memoráveis nos deixou neste ano de 2025, como o líder religioso Papa Francisco, o sambista carioca Arlindo Cruz, o estilista italiano Giogio Armani, o cantor e astro da banda Black Sabbath Ozzy Osbourne, o ex-presidente do Uruguai e guerrilheiro Pepe Mujica, a cantora Preta Gil, que faleceu após uma longa batalha contra o câncer, o cantor e compositor Lô Borges, o escritor e cronista Luis Fernando Verissimo, o jornalista e locutor esportista Léo Batista, Jimmy Cliff, ícone jamaicano do reggae, o fotográfo Sebastião Salgado e tantos outros que nos deixaram, mas sempre serão lembrados por suas obras, canções, palavras e atitudes.
Sem contar na visibilidade notável do cinema nacional na cena internacional, com o Brasil ganhando o primeiro Oscar com Ainda Estou Aqui, a exaltação eminente dos talentos insignes do país no mundo, com Fernanda Torres, Selton Mello e claro, o queridinho do Wagner Moura que têm conquistado mais que atenção, mas também indicações e prêmios singulares da indústria cinematográfica. Um expoente único que difunde ainda mais o cinema e a essencia da cultura brasileira ao redor do Planeta.
2025 vai nos deixando com muitas alegrias, tristezas e aprendizado, mostrando que após cinco anos da pandemia, ainda existe vida e esperança na humanidade, e que a cultura pop é a melhor forma de esquecermos as memórias ruins, nos dando alegria e esperança de um futuro melhor através da arte. Para fechar esse ano com muita celebração, segue os melhores de 2025 segundo nossa embarcação.
Litartura: Garras – Lis Vilas Boas
Autor: Raphael Montes
HQ: A Droga da Obdiência em Quadrinhos
Quadrinista: Jefferson Costa
Anime: My Hero Academia
Game: Silent Hill I
Série: It – Bem-Vindo a Derry
Cinema: Guerreiras do K-Pop
Ator: Wagner Moura
Atriz: Fernanda Torres
Música: The Fate of Ophelia
Álbum: The Life of Showgirl
Banda: Katseye
Cantor: Bad Bunny
Cantora: Taylor Swift
Evento: Brasil Game Show – BGS 2025
Homenageado: Mauricio de Sousa
Feliz Ano Novo e que ele venha ainda mais divertido e cheio de esperança, nossa embarcação deseja um feliz 2026 de muita saúde, paz, prosperidade, arte e cultura para todos.
por Staff OBC






