Desde o aumento da popularidade da extrema-direita surgiram diversos artistas que se posicionaram a favor de um partido político que grande parte de seus apoiadores são contra a arte e cultura em seu país. Por mais que vivemos em uma democracia, isso faz com que alguns questionamentos sejam levantados em relação a essa escolha política — que muitos teorizam ser uma grande estratégia de marketing de muitos artistas pra não saírem da boca do povo, mas será mesmo que eles estariam dispostos a perder tanto por atenção?
Isso nos trás muitos questionamentos pois a direita está (na maior parte das vezes) indo contra a cultura e arte, principalmente no Brasil. Basta ir em algum protesto ou manifestação da direita e questionar pra algum apoiador da direita se ele assistiu algum filme brasileiro no cinema recentemente que você vai receber a resposta mais ignorante possível dele.
Uma grande surpresa pra todos foi o apoio da rapper e cantora Nicki Minaj ao atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Esse apoio repentino apontou todos os holofotes para a cantora de forma negativa para grande parte de seus fãs e fez com que eles questionassem se a cantora realmente entendeu qual foi o público que ela conquistou em seus longos 18 anos de carreira.
Minaj é conhecida por letras de empoderamento sexual feminino, além de cantar sobre álcool, festas e sobre drogas e isso é o oposto do que a direita (pelo menos publicamente) consome e apoia tendo em vista que a grande maioria é conservadora. Minaj enfrentou uma grande repressão virtual após esse apoio gerando diversos comentários apontando uma enorme hipocrisia da rapper além de perder aproximadamente 10 milhões de seguidores em sua conta do Instagram (que está desativada atualmente após a grande polêmica) e é importante lembrar que Minaj já foi uma imigrante ilegal nos Estados Unidos no passado mas hoje em dia exibe seu “Golden Card” (visto personalizado para pessoas ricas) e apoia um presidente que quer acabar com a imigração no país.
Recentemente a cantora também fez diversos comentários transfóbicos e criticou pautas progressistas em um evento conservador ‘Turning Point USA’ com a esposa do recém falecido aliado de Trump, Erika Kurk e também criticou o ódio que pessoas negras possuem de pessoas brancas — como se o racismo fosse uma invenção de pessoas pretas que estão cada vez mais ganhando papéis representativos nas grandes mídias.
A conhecida rainha do rap está enfrentando muitas críticas pois no passado sempre que citavam o Donald Trump na frente dela ela respondia de uma forma debochada mas atualmente se apelida de “fã n° 1” e isso pede pra que sejamos mais atentos em quem colocamos no pódio, Minaj sempre se disse uma grande apoiadora da causa LGBTQIAPN+ e sempre demostrou muito apoio a comunidade preta mas agora ela está em um jantar chique com aqueles que fazem de tudo pra tornar as minorias invisíveis.
The LGBT has also started seeing through the veil & it has them pissed off. Why are they getting the gay vote by default?!?!!! They’ve moved on from the gay vote to flying in ppl to vote for them. No loyalty to ANYONE. The gay community should be able to choose every 4 years like…
— Nicki Minaj (@NICKIMINAJ) February 2, 2026
https://platform.twitter.com/widgets.js
Muitos especulam que a cantora Ariana Grande teria se afastado da cantora por esse motivo, Ariana se posicionou contra o Donald Trump na época das eleições e até os dias de hoje mostra que não concorda com suas ações — e são esses cantores que merecem a grande atenção do público, como o Bad Bunny que também se mostrou contra as atuais declarações do presidente, Olivia Rodrigo que também criticou as deportações violentas, Mark Ruffalo que sempre foi bastante politicamente ativo e muitos outros artistas.
É extremamente importante que os artistas pelo menos comentem de absurdos e injustiças cometidas na política pelo seu grande alcance e visibilidade, além de fazer com que as pessoas se interessem mais por política e se interessem em fazer do mundo um lugar melhor.
Novamente, vivemos em uma democracia mas não podemos fechar os olhos para a crueldade e gerarmos lucro para aqueles que nem ao menos comentem sobre pautas importantes. Podemos dizer que a Nicki Minaj e outros artistas hipócritas já saíram da nossa playlist mas e da sua?
por Nicolas Neves



