[Cantinho Literário] ÔNIBUS-BIBLIOTECA – Literatura acessível para todos

65002_443452162437034_1351050029_n

Essa semana no Cantinho Literário, vamos fala de um projeto que já existe há mais de 70 anos e foi criado pelo escritor Mario de Andrade, quando era  diretor do Departamento de Cultura, naquela época.

Esse projeto que leva livros, periódicos, saraus, oficinas literárias, entre diversão e entretenimento, é o projeto Ônibus-Biblioteca, que passa todos os dias, menos as segundas-feira que eles trabalham, em 72 bairros da cidade de São Paulo, com o objetivo de fomentar a leitura, enquanto um direito, e disseminar o livro, ambos essenciais à prática da cidadania.

A Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo, tratou de manter esse projeto vivo, para tornar a literatura acessível à toda população em que não tem acesso há bibliotecas físicas.

Em toda a cidade são 12 ônibus equipados com um acervo de 1.000 livros infanto-juvenis e adultos de diversos gêneros, além de jornais e revistas, percorrem os extremos paulistanos.

Os moradores podem pegar exemplares emprestados e devolver ou renovar na semana seguinte, quando o ônibus faz uma nova parada.
Cada ônibus cumpre seis roteiros diferentes por semana, de terça a domingo, das 10hs às 16hs. E geralmente vêm acompanhados de alguma atração cultural.

Por isso quem quiser levar o ônibus para seu bairro, ou então quer conhecer mais sobre o projeto, confiram as informações abaixo e veja um pouco sobre esse Projeto Ônibus-Biblioteca.

Aliás, quem quiser fazer doação de livros para o ÔNIBUS-BIBLIOTECA, eles também aceitam qualquer tipo de livros, revistas, quadrinhos e outras coisas, pois qualquer forma de promover a literatura e a cultura, é bem vinda nesse projeto.

sam_0823

História do Projeto Ônibus-Biblioteca

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o primeiro ônibus surgiu há mais de 70 anos, quando o escritor e primeiro diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, Mário de Andrade, justificou ao então Prefeito Fábio Prado a necessidade de viabilizar o projeto de implantação de uma unidade móvel para levar livros à população: a Biblioteca Circulante.

A Ford construiu e doou um modelo de caminhonete-biblioteca que passou a visitar periodicamente lugares como o Largo da Concórdia, Jardim da Luz e a Praça da República, proporcionando aos frequentadores o contato com os livros. Este serviço foi interrompido em 1942 devido à necessidade de racionamento de
combustível na II Guerra Mundial.

Em 1979, por meio de convênio com o Instituto Nacional do Livro, o serviço foi retomado com uma perua Kombi adaptada. Em novembro de 2008 o projeto tomou um novo fôlego com a doação de veículos feita pela Secretaria Municipal dos Transportes (SPTRANS) e quatro novos veículos de cor amarela, com uma fotografia do primeiro carro-biblioteca estampado no vidro traseiro, passaram a circular na cidade de São Paulo. Além da caracterização dos novos veículos, foi contratada a Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) para fornecer motoristas e uma programação mensal de encontro com autores.

CONTATOS
Sede
Rua Taquari, 549 – Mooca
CEP: 03166-000
São Paulo/SP.

Coordenador dos Serviços de Extensão
João Batista de Assis Neto
(11) 2291-5763

Contatos e sugestões
smb_onibusbiblioteca@yahoo.com. br
jneto@prefeitura.sp.gov.br

Mais informações
Site e Facebook do projeto ÔNIBUS-BIBLIOTECA

onibus_biblioteca_1308252067

Por Priscila Visconti

[Cabine da Pipoca] Azizam apresenta um Irã distinto e poético, do que aquele mostrado pela mídia Ocidental

1484695_868211709905643_2406986852172500361_n

O Irã ou “Irã de Persis” – “terra dos persas”, como os historiadores o chamava, devido aos escritos históricos por eles mesmos.

Uma terra que já foi o principal poder cultural e político dominante na região, além de apresentar ao mundo durante a Idade de Ouro Islâmica diversos cientistas, acadêmicos, artistas e pensadores influentes.

Já hoje é uma potência média e regional, possuindo uma relevante influência na segurança energética internacional e na economia mundial através de suas reservas fósseis, além de ter a maior oferta de gás natural e a quarta maior reserva petrolífera no mundo.

O país é altamente multicultural e inclui grupos éticos e linguísticos por todo o país, e também na região islâmica.

Visando em toda essa evolução, mas pensando no lado poético, as diretoras de cinema Andrea Mendonça e Mirelli Fernandes projetaram o documentário, “Azizam Filme”, retratando essa pluralidade na visão de duas brasileiras (Andrea Mendonça e Mirelli Fernandes Rosa) e duas iranianas (Roya Fallahi e Sara Najar), mostrando outro lado que a grande mídia ocidental não pauta, desmistificando alguns conceitos e expressando um novo olhar ao continente.

Pois, assim como no ocidente, as mulheres islâmicas são livres e independentes para ir e vir quando bem entendem, independente dos costumes e vestimentas que usem. Apenas retrata a uma visão cultural, que para o mundo ocidental é um pouco estranho e distante, mas é extremamente normal no Oriente Médio.

Todavia, a equipe tem um empecilho para dar continuidade na produção, principalmente por ser independente e não conter verbas federais, estaduais ou municipais. Então, eles contam com o apoio das mentes abertas e distintas, que vivem fora da caixa que nos empurra para a alienação.

Para saber mais sobre o projeto acesse a página oficial do projeto, onde há mais informações sobre o documentários e também sobre recompensas para os futuros apoiadores.

Assista abaixo o teaser do longa-metragem:

Mais info: Facebook

Por: Patrícia Visconti

[Total Flex] Um bombardeio de arte experimental invade a Casa das Caldeiras neste domingo

10377246_808573715819738_1557712291871198705_n

Misturando as cenas do universo experimental paulista, acontece neste domingo (28), o 1°Festival de Cultura Experimental, a partir das 15h30 na Casa das Caldeiras, na zona oeste de São Paulo.

O evento é um projeto do coletivo Invisibilidade, que visa apresentar a arte sonora com foco nas narrativas, arquitetura e no imaginário urbano. Mesclando música eletrônica, eletroacústica, ruído e paisagem sonora, o grupo propõe improvisos, instalações e composições através de pesquisa e experimentação de linguagens.

Nesta primeira edição o festival conta com música acústica, elétrica, eletrônica e eletroacústica, exposição de imagens no túnel das caldeiras, esculturas no jardim e instalações sonoras na passarela dos trens. Também haverá uma feira de arte & impressos, gastronomia e moda durante todo evento.

As performances ficam por conta do grupo Música Viva – IA/UNESP apresenta obras do repertório da música de invenção contemporânea, e Felipe Vilasanchez, artista-residente da Casa das Caldeiras, mostra parte de sua mini-ópera eletrônica.

Além de outras atrações, como a comemoração do 3º aniversário do NME,apresentando uma instalação sonora, o concerto do chá e o lançamento da sua revista impressa. E para fechar a noite, Maurício Takara e Puro Osso, lançam seu novo disco no evento.

O festival ainda, exposição das ilustrações de Marcelo Delamanha e as esculturas dos tecno-orixás de Valter Nu.

Primeiro Festival de Cultura Experimental from Felipe Macedo on Vimeo.

SERVIÇO

1°Festival de Cultura Experimental
Data: 28/09/2014
Horário: a partir 15h30
Local: Casa das Caldeiras
End: Avenida Francisco Matarazzo, 2000 – Agua Branca; SP/ SP
Entrada: GRÁTIS

Por: Patrícia Visconti

[Total Flex] Revelando SP comemora 18 anos propagando a cultura caipira na capital

Revelando São Paulo - Capital 2013.

Foto por: Giovana Meneguim

O Revelando São Paulo entra em sua maioridade, são 18 anos com 54 exibições deste evento que visa apresentar e propagar a cultura caipira de todo o Estado, com grupos de comunidades tradicionais, artesanato, culinária, cortejos e carros de bois.

Revelando São Paulo - Capital 2013.

Foto por: Reinaldo Meneguim

Catira, caiapó, cavalhada, cururu, jongo,chiba, reiada, batelão, fandango, moçambique e batuque, são diversas atrações de várias cidades da maior cidade do Brasil, além da própria capital, uma riqueza cultural, manifestada em culturais tradicionais e religiosas, que mostra que costumes mais simplórios ainda se mantêm vivos em pleno século 21, em folguedos, danças, festas, artesanato e culinária.

Trazendo a capital a aproximação deste Patrimônio Imaterial da Cultural, como uma maneira de promover essas manifestações e preservá-las às futuras gerações, sendo cultivada de forma significativa para a população como cultura viva.

Revelando São Paulo Vale do Ribeira - Iguape 2013

Foto por: Reinaldo Meneguim

O evento acontece de 12 a 21 de setembro, toda esta riqueza estará concentrada em um só local: o XVIII Festival da Cultura Paulista Tradicional. Mais de um milhão de pessoas são esperadas ao longo dos 10 dias de programação no Parque Vila Guilherme Trote, localizado na zona norte de São Paulo.

Além do mais, haverá o espaço Verdejando, um espaço dedicado a educação ambiental com exposições de plantas, flores, hortas, arvores frutíferas. Diariamente vão ter rodas de conversa e exposição de flores, passeios de Carros de Bois e Charretes, haverá a transreligiosidade, será uma uma grande cerimônia com a presença de representantes de várias religiões – afro-brasileiras, evangélicas, católica, budista, entre outras – culmina com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

E por falar em religião, nesta edição a imagem da Mãe Divina Peregrina será acolhida pela Capela São José, localizada na avenida Nadir Dias de Figueiredo, 1804, que fica a 100 metros da entrada do parque. A imagem chegará na Capela no dia 13/09, conduzida pelo cortejo Ubuntu, para a visitação de todos que desejarem.

09-RJM_8490-copy

Foto por: Reinaldo Meneguim

SERVIÇO

XVIII Revelando São Paulo

Data: 12 a 21 de setembro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Vila Guilherme/Trote e Mart Center
Endereço: Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme
Estacionamento no local
Entrada franca
Mais Info: www.revelandosaopaulo.org.br
Haverá transmissão ao vivo do evento pela internet;
Twitter: @revelandosp | Facebook: revelandosaopaulo | Instagram: @revelandosp

Por: Patrícia Visconti

[Total Flex] A Bienal do Livro compartilha o conhecimento em São Paulo

10603804_832104560155281_4988316740064391387_n

Há uma semana atrás – dia 22 de agosto – começou a maior feira de livros do Brasil, a 23ª Bienal do Livro de São Paulo, que acontece até domingo (31), no Pavilhão de Exposição do Anhembi, sediado no Parque Anhembi, na zona norte da capital paulista.

São milhares de estandes, com diferentes gêneros da escrita nacional e mundial, além de autores revelações e outros já consagrados, muitas pessoas já passaram pela Bienal e tantas outras ainda passarão neste fim de semana. Uma festa da literatura na maior cidade do país.

Estudantes, professores, profissionais da mídia, escritores, nerds, músicos, atores, etc. Haverá muita gente reunida para debater, compartilhar e agregar cada dia mais, um conhecimento único e oportuno para suas vidas, trocando experiências profissionais e até mesmo, pessoais, dando nuances distintas em um mundo onde todos apenas visam para a ganância, soberba e arrogância.

O evento traz aos seus frequentadores essa maneira de entreter e aflorar seus conhecimentos mais íntimos, ou seja, aqueles que apenas demonstramos em nosso quarto, com nosso próprio pensamento. Um acontecimento que apresenta algo novo e compartilha permeando com o clássico, não discriminando nenhuma forma culta de aquinhoar a literatura brasileira, que é tão jovem e ainda, há muito para ser desbravada.

Para aqueles que ainda não foram à Bienal poderão conferir neste sábado e domingo, respectivamente dias 30 e 31 de Agosto – últimos dias do evento -, qual terá encontros com os autores, palestras, conversas, workshops, lançamentos, musicais, entre outros acontecimentos exclusivos para este fim de semana, que das 10h às 22h, com exceção no domingo que a bilheteria fechará às 19h e o evento encerra com sua super festa literária às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente através o site bienaldolivrosp.com.br.

10646991_10204756019606921_7849377223675991866_n

Por: Patrícia Visconti