[Cyber Cult] A segurança em apenas um toque!

biometric-capability

Atualmente é cada dia mais comum as tradicionais senhas serem substituídas por intervenções biométricas, seja pelos olhos, na palma da mão, pelos dedos, a retina, a íris, até mesmo pela voz, entre outras partes do corpo humano, tornando mais eficaz para a segurança do individuo. Até mesmo nas eleições brasileiras já foi utilizado essa técnica, para melhor identificação e bular a falsificação de dados pessoais.

A biometria já está mais em nosso meio do que possamos imaginar, basta lembrarmos dos filmes e seriados de ficção científica ou de investigação, onde alguns personagens utilizam-se deste mecanismo para abrir cofres ou desvendar segredos top secretos.

Por mais que essas técnicas parecem novas, esse método já é antigo, na China no ano de 800 d.C era comum os comerciantes identificarem seus clientes através de suas digitais.

Afinal, o termo biometria significa medição biológica, ou seja, o estudo de identificação física ou comportamental de cada pessoa, tornando uma “senha” única e intransferível, retirada do seu próprio corpo. E para que essa técnica seja aplicada, necessita de algum meio para que a identificação seja feita, antes utilizava-se a almofada de carimbo, e hoje com a alta tecnologia artifícios ofertados pelo cinema estão se tornando cada vez mais presentes em nossa rotina diária.

Scanners copiam as digitais, enquanto softwares biométrico lêem e extraem as características de cada pessoa, salvando tudo em um banco de dados e facilitando a identificação futura, até mesmo para transferir dados via internet.

Conheça a seguir os principais sistemas de leitura biométrica:

Impressão digital – Captação das linhas da impressão digital por meio de um leitor biométrico que impulsiona o sistema a compará-lo com seu banco de dados.
Reconhecimento facial – Realiza a leitura dos traços do rosto de um indivíduo.
Veias – Realiza a captação de informações baseados nos volumes de veias aparentes do corpo de uma pessoa.
Identificação pela íris – Fotografia da íris do olho realizada sob uma iluminação infra-vermelha.
Identificação pela retina – Informações são coletadas por meio de um foco de luz.
Geometria da mão – Envolve a identificação do tamanho, da estrutura e da posição da palma da mão de uma pessoa.
Reconhecimento de voz – Analisa a sonoridade, a gravidade e os sinais agudos de uma voz. Pode falhar, visto que existem pessoas que sofrem mudanças na estrutura oral.

Mas, uma coisa é fato a biometria está cada vez mais presente em nossa rotina, até mesmo a identificação por DNA cientistas já estudam, assim a segurança das informações será únicas, rápidas e precisas, tornando o dia em que as senhas habituais serão extintas da nossa sociedade, e o reconhecimento biométrico será a forma mais eficaz na humanidade.

Por: Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s