[Cantinho Literário] ÔNIBUS-BIBLIOTECA – Literatura acessível para todos

65002_443452162437034_1351050029_n

Essa semana no Cantinho Literário, vamos fala de um projeto que já existe há mais de 70 anos e foi criado pelo escritor Mario de Andrade, quando era  diretor do Departamento de Cultura, naquela época.

Esse projeto que leva livros, periódicos, saraus, oficinas literárias, entre diversão e entretenimento, é o projeto Ônibus-Biblioteca, que passa todos os dias, menos as segundas-feira que eles trabalham, em 72 bairros da cidade de São Paulo, com o objetivo de fomentar a leitura, enquanto um direito, e disseminar o livro, ambos essenciais à prática da cidadania.

A Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo, tratou de manter esse projeto vivo, para tornar a literatura acessível à toda população em que não tem acesso há bibliotecas físicas.

Em toda a cidade são 12 ônibus equipados com um acervo de 1.000 livros infanto-juvenis e adultos de diversos gêneros, além de jornais e revistas, percorrem os extremos paulistanos.

Os moradores podem pegar exemplares emprestados e devolver ou renovar na semana seguinte, quando o ônibus faz uma nova parada.
Cada ônibus cumpre seis roteiros diferentes por semana, de terça a domingo, das 10hs às 16hs. E geralmente vêm acompanhados de alguma atração cultural.

Por isso quem quiser levar o ônibus para seu bairro, ou então quer conhecer mais sobre o projeto, confiram as informações abaixo e veja um pouco sobre esse Projeto Ônibus-Biblioteca.

Aliás, quem quiser fazer doação de livros para o ÔNIBUS-BIBLIOTECA, eles também aceitam qualquer tipo de livros, revistas, quadrinhos e outras coisas, pois qualquer forma de promover a literatura e a cultura, é bem vinda nesse projeto.

sam_0823

História do Projeto Ônibus-Biblioteca

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o primeiro ônibus surgiu há mais de 70 anos, quando o escritor e primeiro diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, Mário de Andrade, justificou ao então Prefeito Fábio Prado a necessidade de viabilizar o projeto de implantação de uma unidade móvel para levar livros à população: a Biblioteca Circulante.

A Ford construiu e doou um modelo de caminhonete-biblioteca que passou a visitar periodicamente lugares como o Largo da Concórdia, Jardim da Luz e a Praça da República, proporcionando aos frequentadores o contato com os livros. Este serviço foi interrompido em 1942 devido à necessidade de racionamento de
combustível na II Guerra Mundial.

Em 1979, por meio de convênio com o Instituto Nacional do Livro, o serviço foi retomado com uma perua Kombi adaptada. Em novembro de 2008 o projeto tomou um novo fôlego com a doação de veículos feita pela Secretaria Municipal dos Transportes (SPTRANS) e quatro novos veículos de cor amarela, com uma fotografia do primeiro carro-biblioteca estampado no vidro traseiro, passaram a circular na cidade de São Paulo. Além da caracterização dos novos veículos, foi contratada a Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) para fornecer motoristas e uma programação mensal de encontro com autores.

CONTATOS
Sede
Rua Taquari, 549 – Mooca
CEP: 03166-000
São Paulo/SP.

Coordenador dos Serviços de Extensão
João Batista de Assis Neto
(11) 2291-5763

Contatos e sugestões
smb_onibusbiblioteca@yahoo.com. br
jneto@prefeitura.sp.gov.br

Mais informações
Site e Facebook do projeto ÔNIBUS-BIBLIOTECA

onibus_biblioteca_1308252067

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s