[Cyber Cult] High Care – A tecnologia em prol à saúde

tecsaude

A tecnologia aplicada à saúde está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, seja no tratamento de dores ou na remoção de um câncer. E essa facilidade existe graças a anos de muita pesquisa na área médica e que tem colaborado para a cura e qualidade de vida de pacientes com câncer.

cardiologia-cirurgia-torax
Robô Da Vinci

Um deles, conhecido como HIFU – High Intensity Focused Ultrasound, atua no combate ao câncer de próstata de forma não invasiva, emitindo calor através de ultrassom. E falando em tratamento não invasivo, há também as pesquisas em nano cirurgia.

O Prof. Dr. Karsten König criou em parceria com uma equipe alemã uma ferramenta molecular que tem por objetivo desativar sequências de DNA em células cancerígenas.

Outro avanço tecnologico é o Robô Da Vinci, que permite cirurgias a longa distância. O primeiro teste foi realizado em Simi Valey, na California com o médico em Seatle, há quase dez anos.

Tudo o que foi mencionado aqui parece algo tirado de um filme de ficção científica, já que se trata de tecnologia cuidadosamente desenhada para o bem estar humano e não admite falhas, mas há também aquela acessível, simples e que livra da tendinite chata que atrapalha.

Você já deve ter visto a propaganda de algum “remédio” que desliga a dor e se perguntado como funciona. Muito simples, através de impulsos elétricos enviados para o cérebro!

A tecnologia TENS (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation ou Eletroestimulação nervosa transcutânea) consiste em terapia não invasiva, que envia os estímulos sobre a pele em sessões de até 30 minutos, sendo controlada pelo usuário.

Inspirada em tratamentos fisioterapêuticos, agora ela é comercializada em versão menor (apenas dois eletrodos) no tratamento de dores crônicas como lombalgias e tendinites.

tecnologia-na-sade1

A tecnologia médica é fascinante, mas o melhor ainda é consultar um profissional para que ele prescreva o tratamento adequado. E se o dodói não for muito, ainda vale apelar para a insuperável técnica que atravessa gerações: carinho de mãe!

Por: Beth Tavares

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s