[Cantinho Literário] Mel Duarte lança o livro “Negra Nua Crua”

12717600_1329592957067463_8397647245014540987_n

Integrante do coletivo Poetas Ambulantes e participando do Slam das Minas, a ativista e produtora cultural Mel Duarte lançará o livro “Negra Nua e Crua” no espaço Casa da Goiaba, localizado na Barra Funda.

O evento acontecerá no próximo dia 17 (domingo), realizado pelo projeto Slam das Minas, que é um movimento realizado para inserir as mulheres no cenário da literatura, principalmente em saraus, em que ainda hoje é composto majoritariamente por homens.

944863_596825800476530_1041567644214436773_n“O Slam das Minas-SP é uma batalha de poesias. E por circularmos nessas batalhas a alguns anos sentimos que já estava na hora em criar um espaço apenas para as minas, principalmente para as que não se sentem a vontade em batalhar nos Slams mais frequentados.

O Slam das Minas SP é uma extensão do Slam das Minas- DF quando descobrimos o movimento delas trocamos muitas ideias e decidimos iniciar aqui também”, disse a escritora Mel Duarte, explicando o que é o projeto Slam das Minas.

2Em 2013 a autora, formada em Comunicação Social lançou o primeiro livro entitulado “Fragmentos Dispersos”, e desde então começou a pensar no desenvolvimento do próximo livro.

No segundo livro “NNC”, traz à tona os anseios e reivindicações de Mel, sendo a poesia arma para ganhar voz nos desafios cotidianos de ser uma mulher e negra vivendo nos dias atuais.

A idealização teve do livro teve inicio em 2015, quando Mel passou a agrupar poesias que tinha desejo de publicar e também passou a escrever outras por conta da proposta do livro.

A autora explica os significados para o titulo do livro: Negra fala respeito do meu posicionamento como mulher negra nessa sociedade, trabalha a autoestima das irmãs pretas e consecutivamente a minha.

Nua trabalha as poesias sensuais, eróticas e de amor. E por fim crua trata-se das minhas “viagens” desde questões espirituais até questionamento sobre politica, machismo e politica.

4

Para Mel Duarte a poesia como ferramenta de empoderamento feminino negro é como grito de liberdade para as manas. “Temos varias inquietações borbulhando na mente e aprender a organiza-las em palavras é um exercício que te leva a pensar”, e continua “quando eu comecei a escrever nem sabia a existência da palavra empoderamento,  agora vejo como um caminho acessível. No papel cabe tudo que transborda no peito, assim me descobri e achei algo para me dedicar”, ressalva.

O espaço na literatura para mulheres ainda é sexista segundo Mel, mas acredita na quebra desse paradigma pela nossa geração. “As mulheres sempre escreveram, sempre estiveram na linha de frente, mas vivemos em uma sociedade que “inviabiliza” diariamente, na literatura não é diferente”, pontua Mel.

5

A escritora ainda relata ter crescido sem nenhuma referência no ambiente escolar ou circulo social. “Hoje estamos notoriamente tomando nosso espaço de fala e quando não ele não existe, nós criamos”, enfatiza.

Haverá no dia do lançamento o pocket show da cantora Bia Doxum, com letras de teor critico embaladas pelo rap de autoria dela.

Negra nua crua
Autora: Mel Duarte
Editora: ljumaa
Número de páginas: 76
Arte gráfica por: Nina Viera
Fotografia por: Muriel Xavier
Valor: R$ 20,00

Mais informações sobre a escritora Mel Duarte
Facebook perfil | Facebook fanpage | E-mail | Instagram | Blog

3

Serviço
Slam das Minas e lançamento do livro
Local: Rua Marta, 115 – Barra Funda, São Paulo, SP.
Data: 15/04
Hora: às 16h
Mais informações sobre o lançamento, clique aqui;

Por Gabriela Alves

Anúncios

4 opiniões sobre “[Cantinho Literário] Mel Duarte lança o livro “Negra Nua Crua””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s