[Cyber Cult] A proliferação das próteses produzidas em 3D

e-nable1-1024x534

Recuperar um processo de fundição do gesso é demorado e, muitas vezes, impreciso. A proliferação das impressoras 3D trouxe um benefício inesperado: os dispositivos são perfeitos para criar próteses mais baratas e acessíveis para o público que necessita dos equipamentos.

O aparelho, que fabrica itens a partir de camadas sobrepostas de resina de plástico, se popularizou domesticamente nos últimos anos e tem seu uso estudado para a área de saúde. Alguns especialistas dizem que as próteses de impressoras 3D funcionam tão bem quanto ou melhor que dispositivos mais caros.impressao-3D-protese-600x400-1

Já, quanto aos desafios do uso da nova tecnologia,  destaca o médico e membro da Sorri-Bauru Instituição com o objetivo de proporcionar à pessoa com deficiência e/ou necessidades especiais maior independência por locomoção, Fabian Esterelli, o custo da impressora com precisão cirúrgica, de acordo com ele, não sai por menos de meio milhão de reais, e a demora para se obter certificação do Ministério da Saúde.

“A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem um freio saudável que ainda não permite a implantação de próteses impressas, por causa da segurança da resina utilizada. Isso gera um certo atraso para a área.

torax-print-3d

O médico também garante que a impressão 3D produz resultados melhores, pois a digitalização correta da parte desejada impede erros no formato final da prótese.

Por: Vanda Santana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s