
O Abluba é um canal no Youtube para quem gosta de Cartoons. Os desenhos e personagens diversificados, tem conquistado a confiança do público infanto juvenil e O Barquinho Cultural fez uma entrevista exclusiva com o criador José Anderson da Silva que conta em detalhes tudo sobre o canal.
OBC: Antes de mais nada fale um pouco sobre você, autor e criador do Canal Abluba.
José Anderson: Meu nome é José Anderson da Silva. Faço desenhos desde criança, mas fiz a besteira de não seguir isso quando comecei a carreira, fiz técnico em eletrônica e faculdade de processamento de dados. Tive minha própria empresa por alguns anos e cheguei a trabalhar de diretor de tecnologia em uma multinacional no Japão, mas vi que não era nada disso que eu queria e quando voltei para o Brasil, comecei a produzir na internet para o site www.cartoonshow.com.br. Fazia algumas animações com meus personagens para o site, e atendia encomendas de clientes, até que me senti livre para poder me dedicar à produção autoral me comprometendo a produzir semanalmente desenhos animados originais no meu canal Abluba.

José Anderson, criador do Canal Abluba.
OBC: Quando surgiu e qual o Objetivo do Canal Abluba?
José Anderson: O Canal Abluba é a evolução do site www.cartoonshow.com.br, projeto de 2001 quando a internet era muito lenta e com pouca gente, mas que mantive por vários anos produzindo minhas séries próprias. Mas só agora em 2016, pude me comprometer a me dedicar ao canal e mudei o nome para Abluba, algo que tenha uma identificação única e seja um marco do compromisso que estou fazendo com o canal a partir desse ano. O objetivo é divertir crianças mais malandrinhas e pessoas de bom humor, que procuram algo menos engessado em desenhos animados para internet.
OBC: O Canal é destinado a um tipo de público especifico?
José Anderson: O público-alvo é a garotada de 7 a 12 anos, mas personagens alguns personagens conseguiram agradar crianças de todas as idades. Não é raro algum pai ou mãe comentar que pegou o filho ou filha, de 3 anos rindo à toa e repetindo os bordões dos personagens, e tem muita gente adulta que acompanha s também.
OBC: Fale um pouco sobre os personagens do canal e a inspiração para cria-los.
José Anderson: Mongo e Drongo – Os mais famosos. Surgiram de um teste de animação que fiz em 2000, e dali eu vi que tinha potencial e era muito fácil criar histórias com a dupla. Mongo nasceu como um cara mandão, mas sempre alegre. Drongo é o mandado, deprimido, mas quando sofre alguma coisa, em vez de achar ruim, encontra motivo para rir e apanhar. Mas com os anos eles foram mudando e a dinâmica já não é essa. São dois inocentes que andam pelo mundo e quando acontece algo com eles que não entendem, tratam de maneira inadequada, por desconhecimento.

Homem-Coberta – Eu queria fazer um herói, mas que em vez de poderes, tivesse uma grande transformação que quase o deixasse deficiente, mas ele sem saber se acharia poderoso por isso. É casado com Benhê, a parceira de tudo, paciente, mas que tem seu lado mandão. O Homem – Coberta tem o corpo de cobertor, e se acha um super-herói, é burro, adora se esconder na máquina de lavar e mesmo quando tudo dá errado, ele continua com sorriso no rosto.

Aranha Popô – Surgiu de um esboço de desenho que fiz depois de assistir o desenho Fly Tales. É uma aranha que não consegue fazer teias, então tem que usar a inteligência e obstinação pra conseguir sua comida, ou peidar forte para fazer os insetos desmaiarem. Pelo menos foi assim que começou, depois ela estreou uns episódios de superação e até foi adotada como personagem símbolo da “semana da paz” do Colégio Medianeira de Brasília no ano 2009.

Mundo Tanso: é uma série sem personagens fixos, apenas histórias soltas, absurdas ou infames.
Há outros personagens, mas estão na gaveta esperando chegar a hora de voltarem ou estrearem.
OBC: Quais deles é o seu preferido?
José Anderson: Mongo e Drongo, porque faço com minhas filhas, que dublam os personagens. A Ravena, minha filha mais velha, dubla o Drongo desde os 7 anos (hoje tem 20) e a Fernanda dubla o Mongo desde 2006 (hoje ela tem 17).

OBC: Para finalizar, gostaria de compartilhar algo novo que será lançado em breve no canal Abluba?
José Anderson: Sim. Uma nova série muda de dinossauros, no estilo Monica Toy, que irá se chamar “Dino Toim Toim”. No final do ano, vai sair o desenho animado especial de natal de “Mongo e Drongo: A origem”, onde será contado como eles se conheceram e porque um vive em cima do outro. Pretendo também retomar o site oficial, um conteúdo adicional com passatempos e desenhos para colorir.
O Canal Abluba está prestes a completar a marca de 5 mil inscritos no Youtube, com conteúdo diversificado para crianças e todos aqueles que curtem Cartoons. Para saber mais acesse o canal e conheça esse trabalho.

Por: Rodrigo Coutinho

Mongo e Drongo são demais ! Eu me divirto, meu filho tem 3 anos e adora assistir e repetir os bordões,é sensacional! Ansiosa para sair este especial de Natal,vai ser bem legal! Parabéns ao criador e as dubladoras ,demais 👏🏻👏🏻❤️❤️
CurtirCurtir
Já eu espero que o autor sofra uma tonelada de processos por enfiar no meio dessa porcaria um monte de personagens que com certeza caracteriza plágio em vários níveis. Que a justiça recolha essa porcaria desse conteúdo para o seu devido lugar: o lixo
CurtirCurtir
Meu filho de 4 anos adora o Mongo e o Drongo, ele ri muito assistindo. Ele adora um episódio que fala “toca Raul” porque é o nome dele rs. Gostaria de saber o significado de “aduideee ”
Um abraço e parabéns!!!
Franciny Couto
Piracicaba SP
CurtirCurtir
Quero saber o motivo que um fica sempre na cabeça do outro. Por qual motivo
CurtirCurtir
Não sei, pergunta para o autor da obra. hehe
CurtirCurtir
Por que, segundo a entrevista do “autor”, um é um sádico e o outro, um masoquista. Super saudável para crianças, né.. além de plagiar Deus e o mundo, enfia grandes personagens nesse lixo de desenho. Se fosse bom, não precisaria ficar enfiando personagens roubados de outros desenhos. Que o Sr. que “criou” essa vergonha tome uma avalanche de processos na cabeça pra deixar de ser sem vergonha.
CurtirCurtir
Olha, essa entrevista foi feita por um colaborador que nem está mais no site, ou seja, não temos nada a ver com o caráter ou trabalho dele. Ok?
Obrigada.
CurtirCurtir
Queria saber porque as vozes são de meninas já que o desenho está representando dois meninos ?
CurtirCurtir
Eu to achando esse desenho estranho, algum parte fala: Para não contar as coisas pro pai e pra mãe? ou minha filha tirou isso da cabeça?
As partes que vi não achei ruim, mas ela veio com essa historia, tem 4 anos, e to bolada.
CurtirCurtir
nnõ, é sua filha que tirou da cabeça, não vi nhumema parte pra não contar para os pais
CurtirCurtir
Tem sim. Pelo visto o Sr. não é dado a cuidar do conteúdo que sua filha tem acesso. É depreciativo sim senhor e se vc quiser faço uma lista de conteúdos impróprios para crianças com menos de 8 anos.
CurtirCurtir
não, é sua filha que tirou da cabeça, não vi nenhuma parte que não é pra contar pros pais.
CurtirCurtir
DESENHO PESSIMO PARA CRIANÇAS
CurtirCurtir
não é não, é divertido, é engraçado, e minha filha ama mongo e drongo
CurtirCurtir
Concordo plenamente. Conteúdo lixo. Gostaria de dizer isso direto para o “criador” dessa m@*#da.
CurtirCurtir
O que significa adroidi?
CurtirCurtir
Jaca Torta! Meu filho morre de rir com os desenhos e fala direto os bordões. Até eu gosto de assistir.
CurtirCurtir
Lixo, com todo respeito. Lixo como criador de conteúdo, como artista, como cartunista, desenhista, animador. Costumo chamar de obra fake. Pois é um desenho fake. Rouba várias idéias e óbvio, rouba personagens de todo universo Cartoon. Pra mim esse sujeito deveria responder processo em cima de processo até ir pra cadeia. Fake, manipulador, ladrão, sem caráter ou moral, plagiador. Isso que só vi a porcaria chamada Drongo e Mongo, que é de muito mal gosto e em nada acrescenta ao imaginário infantil. Esteticamente feio, conceitualmente pobre e cruel com a língua portuguesa. Vim por este para escrever isso, se alguém tiver o contato ou as redes sociais desse desnecessário “criador”, deixe aqui a resposta para que eu consiga falar tudo isso diretamente para este “cartunista” fake. Odeio dizer isso de qualquer trabalho, mas o deste senhor extrapola no quesito lixo. Obrigado.
Jorge Miguez
CurtirCurtir