[Total Flex] Troféu Angelo Agostini reúne os grandes nome dos quadrinhos nacional no Memorial da América Latina

Arte por: Natalia Forcat
Arte por: Natalia Forcat

No próximo dia 30 de janeiro é comemorado o dia do quadrinho nacional, e aproveitando a data neste sábado acontece, 20 de janeiro a 33ª Troféu Angelo Agostini, no auditório da biblioteca do Memorial da América Latina, em São Paulo. O prêmio homenageia os detaques do quadrinho nacional do ano de 2016, além de reunir os maiores profissionais e amantes da nona arte.

capa-zallaNeste ano o troféu homenageia o desenhista e quadrinista argentina, mas radicado no Brasil, Rodolfo Zalla, que faleceu em 19 de junho de 2016, aos 85 anos na capital paulista.

Zalla foi um dos principais nomes em quadrinhos de terror no Brasil. Começou a desenhar profissionalmente aos 18 anos, na Argentina e ao longo de sua vida produziu diversos materiais para vários jornais. No Brasil, onde o desenhista se mudou em 1963 e começa a colaborar para as revistas, Patoruzito”, “Hora Cero” e “Frontera”. Seu primeiro trabalho no novo país foi ajudar José Delbo a terminar uma história do cowboy mascarado Vingador chamada “A ferrovia”, e por intermédio de Delbo,conhece o também desenhista Eugênio Colonnese, quem seria ser parceiro para o resto de sua vida, fundando o Estúdio D-Arte.

zorro-de-zallaA partir daí ilustra vários livros didáticos e também ajuda da produção de “Histoire de la Monde en BD”, pela editora francesa Larousse. Anos mais tarde, começa a trabalha na editora Abril, fazendo os quadrinhos do Zorro, bem como HQs com as personagens de Hanna-Barbera. Após isso, retorno ao seu estúdio, agora como editora e lança os títulos “Calafrio” – que também foi publicado em curto período na década de 80 em forma de tiras no jornal Notícias Populares’ e “Mestres do Terror”, clássicos do gênero.

16002973_1209431329146197_849511733802302987_n

No evento também haverá tributo, homenagens e um documentário exclusivo sobre Zalla, com depoimentos de Marcio Baraldi.

Além do mais, contará com bate-papo sobre HQs históricas do Brasil e Argentina com Cesar Carrizo, Natalia Forcat, , Jozz, Rafa Campos e Paulo Ramos. Espaço independente, com com um stand da Comix Book Shop, caricaturas, lançamento do livro”Sketchbook Custom Tributo a Rodolfo Zalla” e mais 20 artistas nacionais de renome lançando seus sketchbooks, sorteios, homenagens aos artistas falecidos em 2016 e claro, a entrega dos prêmios, com os maiores autores, criadores, quadrinistas e propagadores dos quadrinhos nacionais.

Confira a lista abaixo:

16395708_1051813434965286_1145119490_n

Será mais do que um evento de prêmios e homenagens, mas também de compartilhar e divulgar a nona arte nacional, com artistas de renomes e independentes juntos em prol ao mesmo objetivo, somar e ampliar a cultura dos HQs aos quatro cantos do Brasil.

SERVIÇO

33º Troféu Angelo Agostini
Data: 28/ Janeiro/ 2017
Horário: das 13h às 18h
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita – Memorial da América Latina
End: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/ SP.
Entrada: GRÁTIS
Mais info: Facebook | Site

Por: Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s