[Cyber Cult] O 5G deve ser implementado antes do que se imagina

size_810_16_9_20151019-14270-hhhtxc

O 5G já é bastante comentado no mundo da tecnologia, mesmo que por aqui pouco vemos o 4G, o que dizer da quinta geração de Internet móvel ou sem fio? Pois bem, mas o que havia de nada concreto ruma a essa tecnologia mudou na última sexta-feira (24), quando a União Internacional de Telecomunicações (ITU – na sigla em inglês) anunciou um esboço do que poderá ser o 5G, e o que ele poderá se tornar, e para aqueles que não tiram seus smartphones da mão, pode ser bastante animador.

5g-antenna-alteredDentre os tópicos anunciados, um deles era a respeito da velocidade, que esta tecnologia exija que tenha pelo menos 20 Gb/s de download e 10 Gb/s, upload, em cada estação rádio-base. Ou seja, significa que você atingirá sempre essa velocidade em seus dispositivos, todavia toda essa banda disponível assegura que muitos usuários utilizam-se da mesma torre. Já na prática dita-se que as velocidades individuais devem ser mínimas de 100MB/s de download e 50 Mb/s em upload, o que pode não ser muito legal a primeira vista, já que isso é possível em redes LTE Advanced, porém é bastante, ainda mais comparando a velocidade mínima da internet móvel aqui no Brasil.

Outra questão ousada divulgada pela ITU é de que o %G deve suportar pelo menos 1 milhão de dispositivos conectados por quilômetro quadrado, ou seja, se isso for mesmo concretizado, usar o celular em uma concentração muito grande de gente não será um problema. Além do mais, ele funcionará muito bem quando estiver em movimento, a especificação promete funcionamento de o a 500 km/h, então para manter a conexão em deslocamento de rodovias e em trens de alta velocidade não será um problema.

5g-internet-1456267719620_615x300

Agora, um grande empecilho para a implementação desta tecnologia pode ser encontrar 100MHz de espectro livro em frequências de 2,6 GHz, a mesma utilizada no 4G brasileiro, considerada alta. Por isso, frequências acima de 6GHz poderão ser adotadas no 5G.

É válido frisar e lembrar que quanto mais a frequência, menos será a penetração de sinal. E para cobertura satisfatória desta tecnologia, as operadoras precisarão lidar com um novo desafio, que é de levar as antenas para mais próximo dos usuários, e isso há gasto e não custa barato.

20070811-smallMas, essa tecnologia ainda não estão finalizadas e ainda estão em rascunho, o que a ITU deve se posicionar até o fim deste ano para se posicionar sobre o 5G, daí após a conclusão do projeto, as fabricantes começarão a desenvolver os chips compatíveis, mas isso só acontecerá entre 2018 e 2020.

Já no Brasil, há um projeto criado pelo governo federal e Anatel chamado “Projeto 5G Brasil”, com o objetivo de fomentar a discussão sobre essa tecnologia da quinta geração de internet sem fio e estabelecer a construção do ecossistema da mesma em território brasileiro. Além do mais, representantes brasileiros irão estar aptos a participar de discussões internacionais que serão definidos os critérios de implementação da tecnologia em parâmetro mundial.

5g

Mas, enquanto o 5G não chega, vamos sobrevivendo e tentando encontrar o 4G, que assim como o 3G está bem difícil de caçar aqui no Brasil. Quem sabe quando a quinta gerações móvel de internet não chega para dar um UPGRADE na nossa conexão?

Por: Patrícia Viconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s