[Total Flex] Elton Thomasi e o prazer de desenhar quadrinhos

bat_thomasi

Quadrinhos, quem não curte ficar horas lendo séries e séries de revistas, sem ter nada para fazer, apenas curtindo a história e aproveitando aquele momento. Mas, saiba que há quem não apenas curte HQs, mas vive como profissão e busca inspirações nos mais variados instantes da vida.

13178980_1090458647694151_1330362492371194429_nComo por exemplo, o carioca Elton Thomasi, 34, que desenha desde quando ainda era um menino, mas profissionalmente ele vive da arte a oito anos, e particularmente diz apesar do caminho duro, é bastante prazeroso.

Elton trabalha como freelancer, sempre conseguiu seus trabalhos sozinho em fóruns de quadrinistas e sites de editoras  estadunidenses, que ofertam oportunidades para artistas. Apesar de amar quadrinhos, ele já fez de tudo um pouco nesta área artística, e quando fecha um trabalho se dedica todo seu tempo à ele, “fecho o trabalho com algum editor eu sempre recebo o roteiro, leio pelo menos duas vezes e vou dar uma volta ou dormir. Quando eu sento na mesa para fazer os layouts o roteiro já está flash_thomasidesenhado em minha cabeça”, conclui Thomasi. Afinal, as editoras tem um tempo para fechar os ‘jobs’, e cada artista tem seu prazo, e ele como além do desenho, faz a arte final, prefere fechar em uma página por dia, dando o máximo de si, mesmo que em pouco tempo. Porém, há “algumas cenas e enquadramentos vem mais rápido na hora de passar para o papel, mas tem páginas que eu chego a fazer três layouts até conseguir gostar delas”, comenta o quadrinista.

Dentre os trabalhos que Thomasi já participou estão, da antologia Máquina Zero, Edição 1 e 2, sendo indicado para o prêmio International de La Bande Dessinée d’Angoulême na categoria Prix unnamed-1de la BD alternativa. Na editora Dark House fez o projeto Sakai, além dos cartões para Marvel e DC Comics, em parceria com o seu amigo Mike Desharnais na história em quadrinhos chamada, “Marshal Strong”.

E junto com Gary Mac produziu os quadrinhos, Super Zombies, True Hero Mutation, killher e Bang), e com Zack Robert está fazendo um projeto Choice of Champions e outro chamado Glam. Além de outros projetos e planeamentos que ele realizou, e pode ser encontrado alguns esboços em sua página oficial na Internet ou então, em seu blog.

Suas principais influências durante todo esses anos de trabalho são Roger Cruz e Joe Madureira, mas atualmente Thomasi tem curtido bastante os traços de Sean Murphy, Eric Canete, Matteo Scalera e Thony Silas. Particularmente se for analisar cada um desses artistas, verá bastante intuição nos projetos que Elton realiza hoje em dia, com traços fortes, tinta marcante e quadros bem representados a cada cena.unnamed-3

Mas, o que entristece o jovem artista é que apesar dos nerds estarem em alta e a cultura pop e geek sendo propagada e fomentada a quatro ventos, ainda há muito desrespeito e falta de incentivo. Há um pequeno movimento acontecendo, porém ainda é muito fechado. Thomasi acredita que ainda “estamos longe de ter um mercado, mercado mesmo com distribuição de HQs, com respeito aos artistas. Existem muito desrespeito na profissão de artista. Parece meio balela falar isso mas é uma grande verdade. (…) No mundo das artes as pessoas tem que se acostumar e começar a ver nossa profissão como trabalho. Ainda temos um longo caminho pela frente”.

unnamed-4Claro que há exceções, como por exemplo o roteirista brasileiro Marcello Fontana, mas muitos de seus amigos até ele mesmo, prefere ir para o mercado internacional caçar um ‘job’ e uma oportunidade de mostrar sua arte, já que no Brasil é muito complicado e até injusto para trabalhar.

Todavia, Elton não desiste e continua buscando seus trabalhos e projetos, como este que ele está empreendendo atualmente, mas que – infelizmente – ainda não pôde comentar nada a respeito. Mas, vamos aguardar por novidades, pois em breve teremos uma fresquinha sobre esse artista, que estará no próximo mês na primeira CCXP Tour Nordeste, que acontece entre os dias 13 a 16 de Abril de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Para conhecer mais o trabalho de Thomasi acesse:
Site | Blog

Por: Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s