[Total Flex] Quadrinista pernambucano adapta em HQ romance da época da revolução pernambucana

Completados 2 séculos no último dia 6 de março, a Revolução Pernambucana nunca ganhou tanta ênfase quão qualquer outra estuda nas aulas de história dos colégios brasileiros, tampouco suas histórias secundárias que foram de suma importância para o país se tornar literalmente livre da monarquia portuguesa, conquistada apenas em Abril de 1822. E baseado nessas histórias o quadrinista Thony Silas baseou-se no livro do jornalista pernambucana, Paulo Santos Oliveira, “A Noiva da Revolução” e juntamente com Eron Villar – roteirista da história em quadrinho -, vai lançar ‘A Noiva’.

Silas é bastante conhecido por desenhar heróis como Batman, Superman, Mulher Maravilha, Homem Aranha, entre outros, mas ampliar seu portfólio e estudar um pouco mais as histórias que o Brasil não mostra, mostrando um amor proibido entre Maria Teodora, filha de um rico comerciante português, e Domingo Martins, um dos principais líderes da revolução pernambucana, que acabaram se casando e este acabou sedo um dos momentos mais emblemáticos daquela fase da história de Pernambuco e também, do Brasil.

O livro de Paulo Santos Oliveira, qual Silas se baseou para produziu a HQ está prestes a fazer dez anos de lançamento, e apresenta um país realmente livre de suas colônias, um governo próprio, constituição, bandeira, exército, marinha, embaixador, e tudo mais, fizeram valer seus princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Das Alagoas ao Ceará, o povo se colocou de pé igualmente junto aos poderosos e anunciaram ao fim da escravidão, até mesmo o resgate de Napoleão dos rochedos de Santa Helena.

Todavia, entre esses conflitos e revolução, o amor de Domingos Martins e Maria Teodora, que eram proibidos, pôde finalmente se concretizar, e o casamento deles foi um ápice no país, do ponto de vista político, dentre o mais comemorado pelo povo, mesmo tendo sido acabado de forma violenta, ao pré-anúncios com os novos tempos que anunciavam. Uma repressão cruelmente foi exaltada, colocando milhares de vítimas, colocando que o tempo apagasse de suas memórias as lembranças daquela revolução de 1817, porém elas são fielmente recuperadas pelo romance de Santos Oliveira, e ilustrada de forma mais coloquial e para todos, nas mãos de Thony Silas e Eron Villar, trazendo um romance sublime, mas repleto de nuances numa revolução que mudaria a história do Brasil.

A HQ será lançada oficialmente na CCXP Tour, que acontece entre os dias 13 a 16 de Abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, Recife, e posteriormente ela também será vendida na web. Para mais informações entre em contato com a UEON Productions, produtora responsável pelas obras de Thony Silas.

Por: Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s