[TOTAL FLEX] GIBI Cultura Geek – Um lugar de nerd para nerd

Foto por Brunella Nunes

Hoje em dia os nerds estão em toda parte, nas gerências das empresas, atrás dos grandes portais, produzindo conteúdo e porque não, nos bares propagando a cultura geek?

Essa foi a ideia que o empresário Tiago Almeida, 37, ao criar o GIBI Cultura Geek. Sediado na Vila Mariana, atrás do metrô, em São Paulo, tem como decoração e ideologia desígnio compartilhar e reunir nerds e amantes da cultura pop.

Tiago sendo levado pelo lado negro da força em frente ao GIBI.

O projeto começou em 2014, coincidentemente no Dia do Quadrinho Nacional – 30/ Janeiro -, com a ideia de uma pessoa nerd e ‘cervejeiro’ em unir seus amigos para falar sobre séries, quadrinhos, games, etc, porém nos bares em que Tiago frequentava a temática eram sempre as mesmas, esportes, então baseado na descendência nerd pensou que seria legal um espaço exclusivo aos geeks, para falar de filmes, séries, videogames, quadrinhos, e não apenas de futebol ou UFC.

A ideia do bar sempre foi ser um ponto de encontro de gente que curte a cultura geek e muitos dos colaboradores dessa cultura são desenhistas, escritores, cosplayers, etc. É sempre um prazer recebê-los, pois sou fã de muitos deles, claro que dependendo da base de fãs, eles acabam ajudando a divulgar o bar também“, conta Tiago, CEO do GIBI.

Todavia não foi tão fácil assim, ele pensou vou montar um bar e estalou os dedos e estava tudo pronto, houve uma trabalho de pesquisa durantes meses, listando diversas concepções e implementações que ele gostaria que tivesse no GIBI, desde o que eles irão servir, decoração até aos eventos que lá irão ser realizados.

De princípio foi criado uma “versão Beta”, para que os problemas que fossem sucedendo pudessem serem atualizados e corrigidos ao decorrer do progresso. E após essa versão o público não apenas aprovou o bar, como trazia ainda mais gente para conhecer.

O público que frequenta o bar são em sua maioria geeks ou amantes da cultura pop, porém há aqueles que acabam indo pela nostalgia que é aplicado em seu contexto, pelos filmes, super-heróis, animações, actions figures, entre outras outras, mas todos que vão acabam voltando e curtindo ao máximo a cada ida por lá. Além do mais, eles aproveitam datas comemorativas para realizar e celebrar eventos. “Nós aproveitamos para celebrar os filmes que estamos ansiosos para assistir ou algum fato nerd importante. Na maioria das vezes quem cria os dias temáticos sou eu com a ajuda da minha equipe.“, completa Tiago Almeida.

Assim como os eventos para interagir e integrar ainda mais o público, Tiago também resolveu inovar e criar drinks temáticos, baseado em séries, filmes, super-heróis, porém muitas vezes tem um segredo dentre os aperitivos, pois nunca é uma referência direta, e isso torna o passeio mais divertido, pois muita gente tenta descobrir de onde é ou o que significa tal coisa. Como comenta o CEO do GIBI, “funciona como um easter egg, quem sabe vai reconhecer e sacar do que se trata. A maioria deles foram criados por mim mesmo, eu trago a ideia e junto a minha equipe, nós vamos pensando em bebidas que tem a ver e tentamos trazer um pouco do visual e conceito com tema em questão“.

Como dito acima, no bar realiza-se bastante eventos, organizado pela própria equipe, mas também de parceiros, eles não possuí uma ação de marketing feroz em busca de público e divulgação, ele apenas acontece, de boca-a-boca, e quando acontece algum evento relacionado ao mundo geek, muita gente de fora da cidade, por curiosidade acaba indo ao GIBI para conhecer lugares distintos, e quando buscam na internet acabam se deparando com o bar, por ser um dos primeiros “bar nerd” de São Paulo, ele está no topo do ranque busca do Google.

Além do mais, há as exposições de artistas que colaboram e expõem suas artes no bar, algumas temáticas, outras apenas para decorar e expôr a admiração que Tiago tem por determinado quadrinista, que acaba agradando também ao público que lá visita.

Mas, o que eles presam também é a parceria com seus colaboradores, fazendo o bar crescer e se popularizar ainda mais entre os amantes da cultura pop e nerd. Dentre essas parcerias, há uma com o Portal Freakpop e BesTV, aonde eles gravam programa PAPO GIBI, mas o Tiago ressalta que a mais legal é sem duvida com a Quanta Academia de Artes, que realiza eventos mensais por lá, o “Quanta Gente no Gibi“, com artistas da academia ou convidados em que eles forram as mesas com papel e o pessoal fica desenhando, bebendo e curtindo o momento.

O GIBI Cultura Geek é mais do que um reduto de nerds, é uma experiência que traz nostalgia e satisfação, não apenas para a equipe, mas ao público que lá frequenta, com objetos, seriados, jogos e conhecimento peculiar que não se encontrar em qualquer outro bar, sempre com produtos originais e primordial, em que o próprio Tiago traz de seu acervo próprio, de quando ele era apenas um nerd jogando e lendo quadrinhos.

Nosso objetivo é ser o mais real possível, nada de conteúdo fake no GIBI, nós somos nerds de verdade e você percebe isso quando entra lá, toda a decoração é feita com itens da minha coleção pessoal, muitos deles são de épocas distantes, pois eu coleciono desde os meus 16 anos, com isso queremos cada vez mais atrair quem se interessa pelo tema e criar um ponto onde você sabe que pode ir trocar ideia sobre as suas paixões nerds“, conclui Tiago.

Ficou curioso em conhecer o GIBI, então se liga abaixo:

SERVIÇO

GIBI Cultura Geek
End: Rua Major Maragliano, 364 – Vila Mariana/SP.
(O bar fica a cinco minutos do metrô Vila Mariana e próximo às faculdades Belas Artes, ESPM e Fapcom).
Horário de Funcionamento:
Segunda e terça: FECHADO!
Quarta e quinta: Das 17h às 23h30
Sexta e sábado: Das 18h às 00h30 (novo horário)
Domingo: Das 16h às 22h30
Telefone: (11) 5084-1165
Site | Facebook | Twitter | Instagram

Por Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s