[Cyber Cult] Cientistas criam um protótipo de celular que funciona sem bateria

Quem nunca se frustou por causa da bateria, ou porque estava esperando aquela ligação ou mensagem inesperada, e a bateria acabou, ou então para tirar uma foto, ai pronto, adeus bateria, os fabricantes de celulares vêm tentando resolver esses problemas de algumas formas, como usar processadores mais eficientes, implantando recursos de software que economizam energia.

Pensando nisso a Universidade de Washington analisou este problema, e criou um protótipo que não precisa mais de bateria, este recurso faz ligações via Skype, e requer 3,5 microwatts em seu funcionamento, obtendo energia do ambiente a partir de sinais de rádio e também possui uma célula solar que é do tamanho de um grão de arroz.

O protótipo, que ainda está nesta fase, por isso não tem em lugar algum para vender, funciona da seguinte maneira, tem uma estação-base que emite um sinal padrão de rádio analógico, então o usuário pode falar no celular, produzindo movimentos no microfone e alto-falante, convertendo os do sinal emitido pela estação-base, pela antena do aparelho. Assim, esse processo codifica a voz em sinais de rádio de uma forma que utiliza pouca energia.

O aparelho transmite os sinais para uma estação-base especial a 15m de distância, que também fornece parte da energia para o protótipo, integrando a roteadores e permitindo que os celulares consumem menos energia durante as ligações. Sendo bem simples, apenas através de uma placa de circuito com botões de toque capacitivo, criando recursos do futuro, como uma tela e-ink e suporte a criptografia.

Mas a qualidade do som não é 100%, porém o aparelho não consegue enviar e receber áudio simultaneamente, o usuário precisa segurar um botão ao falar, tal como um walkie-talkie ou então para enviar enviar mensagem de áudio no Whatsapp.

 

Por Priscila Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s