[Cantinho Literário ] Para Todos os Garotos que Já Amei – É apaixonante!

Screenshot_2017-08-06-23-21-51-1

Acho que todos conhecem ou já ouviram falar da Jenny Han. Não nego que sou  muito  fã da Jenny, acho suas historias incríveis, qualquer historia. Ela não se prende aqueles romances arrebatadores, porém toda historia que ela escreve tem uma essência pessoal.

Não estou me derretendo a toa por ela, a resenha de hoje será sobre o livro Para Todos os Garotos que Já Amei. Li esse livro assim que lançou em 2015, resolvi fazer essa resenha por dois motivos:

1º  A trilogia teve uma resposta tão boa, que resolveram lançar um filme do primeiro livro.2º  Por incrível que pareça, eu NÃO tinha feito uma resenha desse livro no meu perfil. Então vamos lá …

O livro conta a história de Lara Jean, uma menina  meiga, tímida, romântica. Lara Jean tem duas irmãs, a corajosa Margot (mais velha) e a desinibida Kitty (mais nova). As meninas perderam a mãe muito cedo, e tiveram que amadurecer para ajudar o pai com a rotina da casa, já que por conta de sua profissão passava mais tempo fora do que em casa.

Desde que sua mãe morreu, Margot tomou as rédeas da casa, se tornou uma mãezona para Lara Jean e Kitty, ela era a responsável por praticamente tudo, porém por conta da sua escolha de faculdade, se mudou para Escócia. Essa mudança deixou Lara Jean tensa, pois teria que assumir as responsabilidades de Margot, cuidar e dar exemplo para Kitty, teria que viver longe de sua  irmã protetora e melhor amiga.

Quando tudo parece complicado, porém controlado, eis que o mundo de Lara Jean vira de pernas para o ar novamente. Nossa doce menina sempre  teve o hábito de escrever cartas para os garotos que já amou, na verdade eram cartas de despedidas, como se estivesse encerrando algo, ela guardava suas cartas numa caixa de chapéu que foi de sua mãe, essas cartas misteriosamente foram distribuídas a cada um desses garotos, sendo que um deles era Josh, o ex-namorado e grande amor de sua Irmã Margot, o rapaz que convivia com a família.

Para despistar Josh, Lara Jean bolou um plano com Peter, um dos garotos que recebeu a carta e  ex-namorado de sua ex-melhor amiga (parece confuso né, mas vou  explicar).

Lara Jean  também teve seu momento amor platônico por Peter, e ele namorava sua melhor amiga da época, que era bem nojentinha por sinal, a amizade acabou, o amor de Lara Jean também, e naquele momento o namoro de Peter também, então Peter quando recebeu a carta quis participar do plano de Lara Jean, pois ela despistaria Josh e ele mataria sua ex namorada de ciúmes.  Então, nesse exato momento é que começa  a melhor parte da história, não vou contar mais para não dar spoiler (risos).

Eu tinha certeza que amaria o livro, pois acho a forma que Jenny escreve perfeita, ela acaba identificando seus personagens com os leitores, ela sempre  dá um jeito de mudarmos nossa opinião a respeito de algum personagem que não nos agrada no inicio.

O melhor da história foi o amadurecimento de Lara Jean, a força, a volta que ela deu sem perder sua essência, Lara Jean enfrentou todos os medos, convenhamos na adolescência vivemos sempre a flor da pela, é normal termos medo do futuro e ao mesmo tempo querer viver, ela se tornou um belo exemplo para sua irmãzinha, que confesso que foi uma das sensações do livro. Também teve a descoberta do primeiro amor, toda aquela sensação nova e excitante que toda menina sente ao amar pela primeira vez.  Se eu indico?  É óbvio que indico!

SINOPSE

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou – cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.

Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

PARA TODOS OS GAROTOS QUE JA AMEI
Autor: HAN, JENNY
Tradutor: WINARSKI, REGIANE
Editora: INSTRÍNSECA
Instagram:  @Jennyhan
Facebook: facebook.com/dearjennyhan

Por @betaliteraria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s