Óculos inteligentes dão mais liberdade e independência para os deficientes visuais

VISION_master675

Atualmente são quase 250 milhões de pessoas no mundo que possuem problemas de visão, seja a perda total, ou parte dela, chamada de “visão residual”, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Impossibilitando essas pessoas de serem independentes por completas, pois muitas delas não podem ser corrigidas através de cirurgia, nem mesmo pelos óculos tradicionais ou lentes de contato.

Visando nisso o pesquisador israelense na área de ciências da computação, especializado em computação visual, Amnon Shashua desenvolveu no final da década de 1990 um “carro do bem”, aonde uma câmera detectava objetos no campo de visão do motorista, não causando acidentes. Surgindo desde então,o Mobileye.

Este sistema faz com que os carros sejam guiados automaticamente, sem necessidade de motorista. Porém, esse sistema foi vendido pela Intel por um pouco de US$ 15 bilhões, e desde então, ela foi ampliada para humanos, nascendo a OrCam My Eye, um dispositivo portátil intuitivo com uma câmera, que auxilia as pessoas, escaneando rostos, documentos e até materiais impressos, como livros ou revistas, e faz uma releitura e traz em audiovisual, dando mais liberdade para o individuo.

Neste ano, os óculos chegaram no Brasil – na verdade no final de 2017 -, ganhando visibilidade e dando independência a vida daqueles com problemas visuais, e o valor de mercado do OrCam é de R$ 15 mil, que podem ser negociado por uma linha de crédito pelo Banco do Brasil, permitindo que a pessoa possa parcelar em até 60 vezes.

Para mais informações acesse, o site oficial do projeto, saiba como funciona e veja alguns relatos de pessoas que já estão utilizando os óculos.

 

Por Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s