Nerds, os descolados do século 21!

No início, o universo foi criado. Isso irritou profundamente muitas pessoas e, no geral, foi encarado como uma péssima ideia” – (O Guia do Mochileiro das Galáxias)

geek_pride
Arte por Gisele Henriques

Dia 25 de Maio é celebrado o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha, em homenagem à Douglas Adams, escritor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias“, segundo os fãs da “trilogia dos cinco”. Mas também, foi o dia em estreou o primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança (25/ Maio/ 1977) e ainda divide a data com os fãs da série Discworld, em veneração ao escritor Terry Pratchett, essa é considerada uma das maiores obras de fantasia já publicada.

Mas, quem diria que aquele excluído nas salas de aula, por parecer estranho e antissocial, hoje tem um dia exclusivo à ele. 25 de Maio, o dia em que os nerds têm para se orgulhar e mostrar sua força e perseverança, transmitir cultura e arte para o mundo.

Criar teorias e dilemas em ações que envolva seus personagens favoritos, seja nas séries, nos filmes, nos livros, nos quadrinhos ou onde quer ou quem seja ele, bruxos, magos, Jedis, heróis, mundo da fantasia ou de um galáxia perdida, ainda tem os nerds musicais e os gamers.

Ser nerd, é curtir sua paixão e compartilhar com seus amigos, essa essência que vem lá de dentro, aproveitando cada momento que ele proporciona.

Ser nerd, é viver para sempre no mundo da imaginação, é poder ser seu personagem favorito e vivenciar isso na sua rotina, seja transvestido por completo ou apenas, usando uma camiseta. Vivendo cada instante fervor e entusiasmo, buscar o conhecimento daquilo que ainda é novo para nós, e dividir com àqueles que também curta as mesmas coisas que você, mesmo que as opiniões sejam contrárias. Mas, com respeito e amizade, tudo se resolve.

Hoje em dia os nerds mobilizam multidões, ditam moda e fazem com que até mesmo quem não está inclusa diretamente no mundo pop, consuma e agregue um pouco disso para sua vida, os filmes de super-heróis são a prova mais massiva para mostrar a dominância desta cultura, já que até quem não é geek, acaba curtindo e ambientando neste nicho cultural. É momento em que os “nerds raízes” dizem que tudo virou modinha, em que o nerd virou ‘cool’, mas quando na verdade, é apenas o que a sociedade precisava, fomentando a cultura pop e enriquecendo o público com novidades sobre esse meio social.

É assistir Matrix, Game of Thrones, Deadpool, e depois correr para a Netflix para conhecer outros ambientes parecidos com esses vistos no cinema, partindo para a literatura e conhecendo artistas que ilustram seus ídolos nas telinhas ou telonas. Vivendo a vida como se fosse uma criança absorvendo coisas novas, mesmo tendo 30 e poucos anos.

No Brasil segundo uma pesquisa com base do clube de assinaturas Nerd ao Cubo, Matrix e Star Wars dominam a preferência entre os nerds, Deadpool, podem acreditar, o mercenário tagarela está no TOP 3 desta lista, dos queridinhos dos nerds brasileiros. Na sequência aparecem, Guardiões da Galáxia, X-Men, Homem-Aranha, Game of Thrones, Senhor dos Anéis e Dragon Ball. Ainda aparecem na lista, Os Cavaleiros do Zodíaco e o encanador bigodudo mais famoso do universo dos games, Mario Bros.

Mas, sem mais delongas, pega sua toalha e vá desbravar o mundo cultural, que ainda há muita coisa para se descobrir e compartilhar, pois como dita uma sentença de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”;

Luan_Zuchi_dia_da_Toalha_COLORIDO_01
Arte por Luan Zuchi

Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável. Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.” – (O Guia do Mochileiro das Galáxias)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s