Há 27 anos – no dia 23 de Junho de 1991 – atrás chegava aos consoles do Mega Drive, “Sonic The Hedgehog“, um marco na história dos games e também da cultura pop, transformando a história de muito gamer por aí, que correu e buscou muitas aventuras junto ao ouriço azul.
Desenvolvido por Hirokazu Yasuhara e também o programador Yuji Naka e o artista Naoto Ohshima geralmente são creditados pela criação do personagem. No início ele foi pensando para ser um concorrente direto com Mario Bros., da Nintendo, mas Sonic se tornou o principal personagem da SEGA, conquistando e agradando milhões de fãs em todo o mundo e de diversas as idades e se tornando mais do que um mascote para a empresa.
Sua jogabilidade é basicamente correr e coletar anéis, como modo para ganhar vidas, dando saltos e ataques controlados por um único botão. Quando lançado, o jogo foi muito bem recebido pela crítica, sendo considerado um dos melhores da história, dos efeitos visuais, áudios e a jogabilidade foram enaltecidos, as vendas também foram extremamente bem sucedidas, fazendo como um dos consoles-chave da era de 16 bits, e entrasse numa competição justa com o Nintendo Entertainment System.
O jogo ainda recebeu vários portes, inspirando a criação de uma franquia de sucesso, como adaptações em outros meios de comunicação, como animação, revistas em quadrinhos, shows animados, OVAs, e até para o cinema.
O filme deve chegar às telonas no próximo ano, em um live-action que será distribuído pela Paramount, produzido por Tim Miller, o mesmo de Deaddpol e dirigido pelo estreante em longa-metragem, Jeff Fowler.
Outra coisa que não poderia deixar passar, é a música. Composta por Masato Nakamura, do grupo japonês Dreams Come True (que fez a estréia de Sonic em sua turnê nacional em 1990 que usou o ouriço azul na divulgação. Além do mais, a trilha foi composta num computador Atari, aonde possibilitavam apenas quatro sons simultâneos.
Um game que que marcou e marca gerações até hoje, como um dos jogos mais jogados no mundo todo, pela jogabilidade simples e pela rapidez que apenas o Sonic consegue atingir, conquistando seus objetivos e salvando os outros animais do vilão Dr. Eggman, também conhecido por Dr. Robotnik em algumas adaptações ocidentais, que os transformam em robôs para trabalharem para ele como escravos.

