27 anos do ouriço mais rápido dos games

Sonic_the_Hedgehog

Há 27 anos – no dia 23 de Junho de 1991 – atrás chegava aos consoles do Mega Drive, “Sonic The Hedgehog“, um marco na história dos games e também da cultura pop, transformando a história de muito gamer por aí, que correu e buscou muitas aventuras junto ao ouriço azul.

Desenvolvido por Hirokazu Yasuhara e também o programador Yuji Naka e o artista Naoto Ohshima geralmente são creditados pela criação do personagem. No início ele foi pensando para ser um concorrente direto com Mario Bros., da Nintendo, mas Sonic se tornou o principal personagem da SEGA, conquistando e agradando milhões de fãs em todo o mundo e de diversas as idades e se tornando mais do que um mascote para a empresa.

Sua jogabilidade é basicamente correr e coletar anéis, como modo para ganhar vidas, dando saltos e ataques controlados por um único botão. Quando lançado, o jogo foi muito bem recebido pela crítica, sendo considerado um dos melhores da história, dos efeitos visuais, áudios e a jogabilidade foram enaltecidos, as vendas também foram extremamente bem sucedidas, fazendo como um dos consoles-chave da era de 16 bits, e entrasse numa competição justa com o Nintendo Entertainment System.

O jogo ainda recebeu vários portes, inspirando a criação de uma franquia de sucesso, como adaptações em outros meios de comunicação, como animação, revistas em quadrinhos, shows animados, OVAs, e até para o cinema.

O filme deve chegar às telonas no próximo ano, em um live-action que será distribuído pela Paramount, produzido por Tim Miller, o mesmo de Deaddpol e dirigido pelo estreante em longa-metragem, Jeff Fowler.

Outra coisa que não poderia deixar passar, é a música. Composta por Masato Nakamura, do grupo japonês Dreams Come True (que fez a estréia de Sonic em sua turnê nacional em 1990 que usou o ouriço azul na divulgação. Além do mais, a trilha foi composta num computador Atari, aonde possibilitavam apenas quatro sons simultâneos.

Um game que que marcou e marca gerações até hoje, como um dos jogos mais jogados no mundo todo, pela jogabilidade simples e pela rapidez que apenas o Sonic consegue atingir, conquistando seus objetivos e salvando os outros animais do vilão Dr. Eggman, também conhecido por Dr. Robotnik em algumas adaptações ocidentais, que os transformam em robôs para trabalharem para ele como escravos.

 

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s