“Vélox” – A primeira HQ com um herói assumidamente gay

pabllo_vittar_1

O artista e quadrinista Elyan Lopes lança a campanha de sua nova história em quadrinhos, Vélox. A revista encontra-se no financiamento coletivo, do primeiro herói brasileiro e homossexual, inspirado no artista de grande destaque da cena pop nacional, Pablo Vittar.

CapatemporariaSeu nome é Eron Maya, um ex-atleta muito famoso, que tinha salto extraordinário, intitulado Vélox, de onde surgiu seu nome de herói. Mas, que após um acidente, ao realizar a tal manobra, acabou o deixando paraplégico, mas o ginasta recebeu uma segunda chance de um deus mitológico, e acabou ganhando poderes sub-humanos, quais ele decide usar para combater o mal.

Na primeira aventura do Vélox, o herói enfrenta um terrorista maligno chamado Messias. Além disso, Eron vive um dilema de não poder assumir sua homossexualidade, mas como Vélox ele tem a liberdade de ser ele mesmo”, comenta Lopes.

O personagem além de ter inspiração em Vittar, teve relevância em vários atletas (ginastas) nacionais que são homossexuais, e enfrentaram o preconceito, mas mostraram que todos podem ser o que querem, independente do quem são.

V_loxrecebendopoderesVittar que é fã de histórias em quadrinhos, animes e desenhos animados, se sentiu lisonjeado com a homenagem, que traz uma mensagem de amor e igualdade para a sociedade, transparecendo através dos traços do quadrinista algo inerente e intrínseco. Apresentado não apenas ao Brasil, mas para todo mundo, um herói que já veio a público assumindo sua homossexualidade.

Eu decidi criar o Vélox por conta da falta de representatividade da comunidade LGBT+ nos quadrinhos e principalmente no Brasil. As poucas publicações do gênero sempre são voltadas para o humor ou sátiras”, acredita Elyan.

Este projeto soma a outra que reúne mais de 40 super-heróis nacionais na mesma história contra uma ameaça comum, e está disponível através do Catarse, uma plataforma que dá a oportunidade para os artistas verem seus projetos e obras saírem dos planos e papéis, e pararem nas mãos dos fãs e aficionados pela nona arte.

p_gina2

O roteiro de Vélox é do Gian Danton, com artes de Marcio Abreu e cores do Vinicius Townsed. A campanha do Vélox começou no dia 17 de Julho e vai até dia 15 de Setembro. As colaborações são a partir de 35 reais, e como de praxes, cada apoio conta com uma recompensa ao leitor.

Para saber mais acesse www.catarse.me/velox.

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s