Intolerância Religiosa nos quadrinhos – Um preconceito que deve ser quebrado

Fotos Salvi Cruz 1 768x512
Foto por Salvi Cruz

Como o dia é livre vamos falar de algo muito importante para vivermos bem e em paz na sociedade, que é não ter preconceito com seu semelhante, e foi pensando nisso que a Mauricio de Sousa Produções criou a nova revista elaborada pelo Pastor Richard Guerra da Igreja Batista de Lagoinha, para unir evangélicos e cristãos em geral para evangelizar a Bíblia com a Turma da Mônica.

Devocional Turma da M nica 768x1115O lançamento aconteceu durante um painel com o tema Turma da Mônica e Tolerância Religiosa, em que estavam presentes principais líderes religiosos como o Pastor Richard Guerra, Padre. Luís Erlin e o escritor peruano Luis Hu Rivas, que já escreveu o livro Outro Lar: Uma Viagem de Muitos Ensinamentos – Turma da Mônica.

A obra é resultado de um encontro dos personagens infantis mais cativantes do Brasil com a fiel adaptação das histórias da Bíblia, elaboradas especialmente para o público cristão pelo autor, químico e pastor, abordando não só focar na fé mas sim interpretar a fé na Bíblia e não nas doutrinas, pois o intuito é defender Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida, mostrando isso desde cedo para as crianças.

20180812 163831
Por Priscila Visconti

“Devocional Turma da Mônica” serão 13 histórias em quadrinhos emocionantes com uma linguagem de fácil entretenimento, acompanhadas de páginas adicionais de Reflexão, Atividade, Oração e Desafio. Cada HQ aborda um tema e traz uma passagem bíblica. Nessas páginas extras, os leitores serão levados a refletir e incentivados a aplicar os ensinamentos em seu dia a dia.

O pastor Richard é formado e pós-graduado em química, já foi professor, reitor universitário e cientista, ele é Mestre em Teologia, já publicou dezenas de obras e é dos pastores responsáveis por uma das maiores denominações cristãs do Brasil, a Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte.

20180812 170130 0
Por Priscila Visconti

Escritor e nerd assumido, foi finalista do Troféu HQ Mix – o mais importante prêmio de quadrinhos da América Latina – pela minissérie de ficção cristã “Eclesiástico”. A revista “Devocional Turma da Mônica”, já está em pré-venda no site da Editora 100% Cristão e estará disponível em todo o Brasil a partir de setembro de 2018.

39216109_1890706914350547_7653337576341766144_n
Créditos: FAMBRAS – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil

Durante esse painel “Turma da Mônica e a tolerância religiosa”no último dia da Bienal do Livro de 2018, o cartunista Mauricio de Sousa recebeu um exemplar do gibi “KHALIL”, que ressaltou que é necessário inserir o conhecimento sobre as religiões nas histórias em quadrinhos. Mauricio disse também que é possível uma publicação futura sobre a religião islâmica.

O projeto do gibi islâmico é da marroquina Malika Dahil, de 30 anos, que mora em Manaus desde 2015, ela é chargista e ilustradora, junto com seu esposo  o roteirista e colorista Eunuquis Aguiar e o roteirista Romahs Mascarenhas, criam histórias para adultos e crianças.

20180812 170904
Por Priscila Visconti

Malika nasceu na cidade de Oualidia, que fica ao sul do Marrocos e desde os 14 anos, ela sempre teve o desejo de se tornar uma quadrinista profissional, ao longo de toda sua trajetória, a quadrinista percorreu este sonho, se inscreveu em todos os concursos possíveis e ganhou todos os que aconteceu na sua cidade e nas regiões vizinhas.

Aos 17 anos Malika deixou sua cidade natal e foi à Casablanca, uma das maiores cidades do país, superando todos os tabus que envolvem as mulheres árabes, ela ingressa na Faculdade de Belas Artes, mas acaba deixando o curso por conflitos pessoais e culturais. Mas seu sonho era ser uma quadrinista renomada e ela lutou para isso.

20180812 171345
Malika e o colorista Eunuquis Aguiar ao fundo – Foto por Priscila Visconti.

Então a moça ilustrou o quadrinho do roteirista do francês Jean François, lançado na Europa e um ano depois ela participou de um famoso festival de quadrinhos na Árgelia, no mesmo ano participou do projeto “Lendas”, do brasileiro Eunuquis Aguiar, esse projeto foi o passaporte de Malika para o Brasil.

Já no Brasil, a jovem menina muçulmana ficou reconhecida por seus trabalhos como chargista, mas ela quadrinizou diversas HQs, como “As Aventuras de Assis”, “Turma do Tucumã” e “Ajuri Comic”, além de participar dos principais eventos nacionais e internacionais dentre eles CCXP – Comic Con Experience e o FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos).

A ideia desse novo projeto de Malika é falar sobre a islamofobia para crianças e pré-adolescentes, que nasceu junto com a FAMBRAS, (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil) que contou com o talento do roteirista Romahs e da ilustradora Malika em transformar no gibi “KAHLIL”.

20180812 170910
Foto por Priscila Visconti

Kahlil é um pré-adolescente brasileiro que adora jogar futebol e se divertir com seus amigos do bairro, o menino é descendente de árabes, e segue na religião muçulmana, uma religião que professa com bastante alegria.

Mas nem todos seus amigos entendem o que é o Islam e os outros nem tão amigos assim, não perdem a oportunidade de ofendê-lo nos momentos de conflito, fazendo o uso de termos islamofóbicos, que tanto chateiam Khalil. Um acontecimento inesperado, porém, mostrará à turma que o preconceito religioso é uma grande cilada, o gibi é o caminho para mostrar que desde cedo, já existe o preconceito religioso, pois o diferente é visto como algo de deboche e chacota para as pessoas, e na história do Khalil.

O menino tende a derrubar esse muro de intolerância um pouco por dia e mostrar com seus passos corajosos e fortes, a verdadeira riqueza de uma pessoa, o bem que promove o mundo, sendo uma lição para todos os leitores da revista, não só para as crianças, mais para todas as idades, para que esse preconceito religioso seja quebrado e todos possam viver bem em sociedade, sem nenhuma intolerância.

39262690 10212831542727823 799812516417896448 n

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s