“Amoras” – Uma obra delicada e sutil para apresentar um assunto tão árduo às crianças

amoras_01

Tudo começou por um rap criado por Emicida, com letras doces e sutis, o rapper traz a delicadeza em transparecer a fortaleza nas crianças contra os males da humanidade. E então, essa canção foi inspiração para que ele adentrasse ao mundo da literatura infantil, lançando o livro “Amoras“.

Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”.

amoras_emicidaO livro busca chegar antes dos traumas que aquela criança sofrerá em sua vida, pois o racismo está explicito para quem quiser ver, mas não podemos ser duros ao tratar deste assunto com pessoas que ainda estão em sua formação, não é atacar ou se desmerecer, é mostrar o caminho sensato, correto, mas sem hipocrisia. Fortalecendo-as quando os maus olhares chegar à elas, e eles chegarão, por piadinhas ofensivas ou dedos apontados, os negros sofrem e muito, ainda na escola, preconceitos.

40802410_663990000662305_4281626621922571801_n
Foto por @neumarasolidade / via Instagram

Emicida usou palavras suaves, com falas distintas, que não ataque-as diretamente, mas sim que inspire, incentive, encoraje a conquistar seu espaço, mostrar sua relevância e importância, independente da sua cor, mostrar seu verdadeiro valor e significado na sociedade.

Amoras” será essa arma para que elas expande essas crueldades da sociedade humana, que incrimina, desmistifica e desvaloriza àqueles que não são iguais as demais.

A arte desta obra ficou por conta de Aldo Fabrini, designer que adora histórias em quadrinhos, filmes e obcecado por ilustrações, traz em seus traços e cores delicadas amostras da fragilidade sobre o assunto para aqueles que ainda estão formando seu caráter, de maneira que nos reconhecemos no mundo e nos orgulhamos de quem somos, da infância até para sempre.

Amoras / Emicida from Aldo Fabrini on Vimeo.

SERVIÇO

AMORAS

autor: Emicida
ilustrador: Aldo Fabrini
encadernação: Brochura
formato: 20,5 x 20,5
páginas: 44
idioma: Português
ano de edição: 2018
edição: 1ª

O livro já encontra-se nas livrarias de todo o Brasil, lançado pela editora Companhia das Letrinhas.

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s