42ª Mostra Internacional de Cinema traz novas tendências e temas distintos entre os mais de 330 filmes exibidos

42462549-2110633345634921-1799170875560296448-n

Começa nesta quinta-feira (18), a 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com 336 títulos exibidos em vários endereços da cidade, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo projeções gratuitas e ao ar livre.

O line-up apresentado o festival traz uma súmula do que há de mais novo e contemporâneo da sétima arte em todo o mundo, mostrando as principais tendências, temas distintos, além das narrativas e estéticas, divididas em seis seções, entre essas, Especiais, Homenagens, Restaurações, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional, e também filmes de realidade virtual, que já acontece exibições desde 2017.

Entre os brasileiros, dois longas brasileiros se mostram fortes na programação, “Domingo”, de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, é a revelação do cinema nacional, e conta a história de uma família rica do interior do Rio Grande do Sul, se passado no início dos anos 2000.

1001862-jpg-c-640-320-x-f-jpg-q-x-xxyxx

Já o outro, é “Rasga Coração”, dirigido por Jorge Furtado, é uma adaptação da peça que tem como pano de fundo as manifestações de 2013, e traz no elenco os atores Chay Suede, Luisa Arraes, Marco Ricca e Drica Moraes.

E ainda conta com aqueles cotados ao Oscar, como “Roma”, do mexicano Alfonso Cuaron. Numa trama baseada na Cidade do México da década de 70, aonde traz a vida de uma empregada doméstica no fato em que as milícias estadunidenses invadem a capital do país. Além de outra aposta, “Infiltrado na Klan”, do diretor Spike Lee. Outro longa que data na época de 1970, só que nos Estados Unidos, numa época em que as lutas pelos direitos civis e dos conflitos raciais era evidenciais para o embate, e têm como protagonista um detetive negro, que se infiltra no grupo de supremacista branco Ku Klux Klan.

casaquejackconstruiu-750x380

Há também películas outras películas estrangeiras premiadas, como do polêmico cineasta dinamarquês Lars Von Trier, que exibe o filme “A casa que Jack construiu”, na trama de um serial killer interpretado por Matt Dillon, e ainda do japonês Kirokazu Kore-eda, “Assunto de Família”, que foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, e traz uma pobre família que vive num pequeno vilarejo tomado por crimes, mas tem a compaixão de adotar uma pequena garota abandonada perante aos confrontos civis.4059049-hirokazu-kore-eda-palme-d-or-du-film-u-950x0-1-696x464

O festival ainda conta com homenagens àqueles que foram referências ao cinema e ao audiovisual, como Drauzio Varella, Jafar Panahi e Hirokazu Kore-Eda, além de descobrir novas facetas do cinema, conferir produções discrepantes, e ainda participar de debates com convidados e cinéfilos durante as duas semanas que procederão a Mostra.

A Mostra começa nesta quinta-feira (18) e vai até dia 31 de Outubro. Para saber mais sobre os locais de exibição e os filmes exibidos, acesse o site oficial e confira o programa completo do festival. Além de toda a programação no circuito de salas de cinema, 11 filmes da Mostra estarão disponíveis gratuitamente no Spcine Play, serviço de streaming feito pela Spcine e a Looke. Confira a lista completa AQUI!

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s