Elevado Presidente João Goulart vira oficialmente o Parque Minhocão

17172262

Há 48 anos, o então prefeito da cidade Paulo Maluf inaugurou uma grande obra arquitetônica que cortava a cidade ao meio e também sempre dividiu opiniões sobre sua estrutura urbanística e social. O Elevado Presidente João Goulart, também conhecido popularmente como Minhocão é um viaduto que atravessa a sociedade da zona oeste para a zona leste, tendo um número bastante elevado de veículos que transitam por lá diariamente, e que causa caos, poluição e barulhos ensurdecedor aos moradores que residem nas redondezas do viaduto.

Já faz alguns anos que ele foi instituído a fechar aos domingos, sábados à tarde, feriados e durante a semana após as 21h, além dos pedidos constantes para a implantação do fechamento do Elevado, para a construção de um parque suspenso, ao invés da demolição do mesmo, após muitos debates, acordos e desacordos, nesta semana o prefeito da cidade, Bruno Covas, deu o aval para a implantação do primeiro trecho do Parque Minhocão.

50-600-parque-minhocao-525

A proposta do parque será dividida em três etapas, com obras que irão deixar o viaduto mais acessível, além da segurança. O custo estimado para a construção total do parque é de R$ 38 milhões, que a conclusão da obra está prevista para ser entregue em dezembro 2020.

pq-minhocao

Em princípio será executadas obras de segurança e acessibilidade aos frequentadores do parque, com noves pontos de acessos em todo o elevado, entre elevadores e escadas. A Prefeitura ainda irá implantar estruturas de proteção nas laterais. Essa primeira fase deve ser concluída no fim de 2019, em ações previstas recomendadas pelo Ministério Público.

Já a segunda parte do projeto, prevê a implantação de 900 metros de parque entre a Praça Roosevelt e o Largo do Arouche, num total de 17.500 metros quadrados de jardins, além floreiras e deques. A Prefeitura, através da SP Urbanismo se utilizará do conceito urbanístico e de referências do arquiteto Jamie Lerner, com materiais modulados, efêmero, com intuitos de usos institucionais embaixo do viaduto, possibilitando intervenções que permitem integrar o espaços e as pessoas.

O Parque Minhocão irá conectar com outros espaços abertos de lazer na cidades, tais como Praça Roosevelt, Parque Augusta, Largo do Arouche e Praça Marechal Deodoro.

minhoc-o

E aos motoristas que estão preocupados como ficará o trânsito na região, nesta primeira etapa o Parque irá compreender o trecho da saída da Ligação Leste-Oeste ao entroncamento com a Avenida São João, então aos quem seguem sentido os bairros de Perdizes e Barra Funda poderá pegar o viaduto pelo acesso próximo à Rua Helvética, na região do Campos Elíseos. Até esse ponto, o motorista deverá seguir pela Avenida Amaral Gurgel. No outro sentido, o caminho em direção à Zona Leste será interrompido na passagem para a Rua Sebastião Pereira, na Vila Buarque. A CET está em estudo para definição de outras intervenções viárias que se fizerem necessárias.

Essa obra será de grande efeito no futuro, aonde a cidade contará com mais áreas de lazer e menos poluição e caos em suas vias, e assim fará o frequentador esporádico da região a pensar para se locomover até o centro da capital, fomentando o uso dos transportes públicos e desapagando dos veículos particulares, em prol a descarregar o tráfego na região e dar mais mobilidade aos moradores e pedestres que lá vivem e frequentam.

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s