Clássico da literatura latino-americana, escrito por Gabriel García Márquez ganha adaptação para a Netflix

07140223711102-t1200x480

Após Gabriel García Márquez relutar pela adaptação de seu romance “Cem Anos de Solidão” (“Cien Años de Soledad”, título original) para os meios audiovisuais, a Netflix em parceria com os filhos do autor, Rodrigo Garcia e Gonzalo García Barcha, divulgou que a obra irá virar série, marcando a primeira adaptação do livro para as telas.

O canal de streaming irá produzir uma série original em espanhol, inspirado no romance, publicado em 1967 pela primeira vez, e considerado uma das obras mais importantes da literatura latino-americana, com a honraria do Prêmio do Nobel de Literatura, no ano de 1982.

cem-anos

Os filhos do autor farão a produção executiva da série, e as filmagens sucederão principalmente na Colômbia, porém a Netflix ainda não divulgou mais informações sobre o projeto.

Durante décadas, nosso pai relutou em vender os direitos de filmagem a ‘Cien Años de Soledad’ [no original] porque acreditava que não poderia ser feito sob as limitações de tempo de um longa-metragem, ou que produzí-lo em um idioma diferente do espanhol não faria justiça à obra”, disse Rodrigo Garcia sobre o autor, falecido em 2014. “[Entretanto] na era de ouro atual das séries, com o nível de escrita e direção talentosas, a qualidade cinematográfica do conteúdo e a aceitação pelo público mundial de programas em línguas estrangeiras, o momento não poderia ser melhor para trazer uma adaptação à extraordinária audiência global que a Netflix oferece. Estamos empolgados em apoiar a Netflix e os cineastas neste empreendimento e ansiosos para ver o produto final.

cem-anos-solidaoA obra escrita a mais de cinco décadas, como dito acima é considerado uma dos maiores lançamentos da literatura latina, tanto que 2007, num congresso internacional de língua espanhola, realizado na Colômbia, “Cem Anos de Solidão” foi considerada a segunda publicação mais importante da literatura hispânica,perdendo apenas para “Dom Quixote de la Mancha”. Com seu estilo conhecido como realismo mágico, o livro cativou milhões de leitores e ainda atraí milhares de fãs por todo mundo buscando conhecer a erudição de García Márquez.

A narrativa se passa numa aldeia fictícia e remota chamada Macondo, com a pequena povoação fundada pela família Buendía, e traz com peculiaridade da história contada por sete gerações, construída a partir do realismo fantástico, com alguns elementos mágicos característico na literatura latino-americana.

Gabriel-Garc-a-M-rquez-cem-anos-de-escravid-o-netflixGárcia Márquez, venceu o Nobel de Literatura, em 1982, e é considerado até hoje um dos mais importantes e admirados nomes do século 20 no mundo todo. Vendeu mais de 40 milhões de livros, traduzidos em 36 idiomas. Além disso, no ano de 1972, o autor foi laureado com o Prêmio Internacional Neustadt de Literatura. Foi um representante ímpar do que ficou conhecido como realismo mágico na literatura latino-americana.

Sempre relutou sobre tais adaptações de suas obras às telas, mas visando o número de incríveis obras em espanhol, lançadas pela Netflix, seus filhos resolveram vender a ideia ao canal de streaming, apostando nos grandes autores e diretores da atualidade da cena atual na América Latina.

O Márquez morreu em 2014 anos 87 anos, ocorrência de uma pneumonia.

A Netflix ainda não disse sobre mais detalhes da produção e nem, quando ela estreia no streaming.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s