“Os Vampiros” – Um drama tenebroso e assombroso sobre a Guerra Colonial

64296438-871787483170097-6801172720005414912-n

O autor português Filipe Melo está promovendo sua nova graphic novel, “Os Vampiros”, que conta com ilustrações do argentino Juan Cavia, e conta um drama ficcional, mas com umas pinceladas bem reais na vivência histórica.

O drama traz um grupo de soldados portugueses, em plena Guerra Colonial , que aconteceu entre 1961 a 1974 e colocou em choque as Forças Armadas Portuguesas contra distintas guerrilhas de Angola, Guiné e Moçambique, em que o governo de Portugal não aceitava o fim da colonização destes países, alegando que os territórios africanos se enquadravam no conceito de nação formada por diferentes povos e diferentes territórios espalhados pelo mundo. Por outro lado, os povos lutavam pela sua liberdade e independência, para formarem uma nação própria, não tendo um consenso pacífico, gerando no fim a tal Guerra Colonial.

download

Então, baseado nestes acontecimentos, o álbum de Melo mostra o peso dos soldados perante a guerra, o cansaço, o estresse e a missão árdua e conflitante que eles exerciam, junto ao exército e a dominância do Estado, envolvendo uma operação secreta em Senegal, mostrando medidas relutantes que os consumem pela paranoia desta incumbência, que parecia simples e acaba se tornando em horrendo caos angustiante. Numa trama em que esses homens terão que confrontar não apenas com o exército inimigo, mas com seus próprios demônios que levam consigo, envolvendo muito drama, tensão e sombriedade que a guerra traz aos seus combates e as nações envolvidas.

A obra foi inspirada na canção homônima ao livro, do artista Zeca Afonso, completado quatro anos para ser concluída, após uma vasta pesquisa na história e horas de depoimentos e testemunhos de ex-combatentes durante a Guerra Colonial. Um livro repleto de terror, guerra e muita violência.

944488-505750516156722-1275894622-nFelipe Melo além de autor, é diretor e músico, colaborando com artistas como Benny Golson, Peter Bernstein, Deolinda, GNR, Camané, Carlos do Carmo, Sheila Jordan, The Legendary Tigerman, Big Band do Hotclube, Orquestra Metropolitana, entre muitos outros. Escreveu, produziu e dirigiu vários projetos: “I’ll see you in my dreams”, vencedor do Fantasporto 2004, e “Um mundo catita”, a primeira série de ficção da RTP2. Além de dirigir videoclipes, documentários e propagandas comerciais.

No ano de 2011, o autor foi convidados pela Dark Hrose Comics para fazer parte da coletânea “Dark Horse Presents”, vencedora do prêmio Eisner, junto de Frank Miller, Dave Gibbons e Mike Mignola. Filipe Melo ainda é criador da trilogia “As aventuras de Dog Mendonça” e “Pizzaboy”, com Juan Cavia. Atualmente, leciona na Escola Superior de Música de Lisboa.

15823141-10154919092978739-2230863215896536707-nJuan Cavia, sempre gostou de desenhar, quando criança passava horas copiando seus livros de histórias em quadrinhos. Com 10 anos começou com o professor Carlos Pedrazzini, desenvolvendo os seus conhecimentos sobre anatomia humana, perspectiva e síntese, para depois se concentrar mais profundamente na narrativa. Após concluir do ensino médio, começou a estudar cinema, enquanto trabalhava paralelamente como storyboarder e concept designer para algumas produtoras de publicidade. Cavia é ilustrador e coautor da trilogia “As aventuras de Dog Mendonça” e “Pizzaboy”, em parceria com Melo. Atualmente, trabalha como diretor de arte para cinema e publicidade, destacando-se sua participação como set designer no filme argentino El secreto de sus ojos, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

os-vampiros-1FICHA TÉCNICA:

Os Vampiros

Roteiro: Filipe Melo
Arte: Juan Cavia
Editora: SESI-SP Editora
Páginas: 232
Valor: R$ 89,00

E para promover esse livro, o autor participará nesta terça-feira, 11, em um bate-papo,seguido por uma sessão de autógrafos na Loja Monstra, em São Paulo, sob a mediação do jornalista Sidney Gusman.

SERVIÇO

Os Vampiros | Bate-papo e sessão de autógrafos
Data: 11 de junho de 2019 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Loja Monstra
Endereço: Praça Benedito Calixto – 158, 1º andar, Pinheiros/SP.
Entrada: GRÁTIS

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s