Circuito Catarinense de Quadrinhos convida o público à mergulhar no universo da nona arte

32116403-864312473777462-8806057904680468480-n

Vem aí um dos mais importantes circuitos de quadrinhos de Santa Catarina, o Circuito Catarinense de Quadrinhos chega em sua terceira edição, celebrando o universo geek e difundindo a cultura pop para todas as idades, em um festival que reúne exposições, sessões de cinema, espaço de jogos e leitura, cosplay contest, master classes e o Hall dos Artistas – Feira dos Artistas, entre mais de 200 atrações, destacando para formação e profissionalização do setor.

Carol-Pimentel-001-1024x682

Além disso, nesta edição o grande quadrinista da Marvel Comics, Thony Silas e a editora mutante-aracnídea Carol Pimentel estão confirmados para essa edição do evento. Que ainda traz o ator e dramaturgo Fernando Caruso, a ilustradora catarinense Manu Cunhas, o autor Ricardo Manhães e o artista Luciano Martins para fechar a lista de convidados ao CCQ 2019.

As HQs utilizam a linguagem verbal e a não verbal, o que contribui muito na compreensão e formação do leitor. Além disso, ainda são uma forma de entretenimento de baixo custo e fácil acesso, com um apelo visual muito forte. Por isso agrada a tantas e diferentes gerações: todos já ganhamos uma HQ na vida“; pontua José Mathias.

Serão nove dias fomentando o mercado criativo e induzindo os amantes da nona arte a se entreterem e adentrarem as produções nacionais e internacionais quadrinísticas, bater um papo com artistas e autores, além de participar de master classes, workshops, e claro, estimular à leitura aos presentes, já que esse é o principal intuito do evento. No Lounge, há um espaço exclusivo para os visitantes ler e se sentir a vontade, para que eles possam relaxar e descobrir novos universos através da leitura, entre 250 títulos de HQs que estarão disponíveis para empréstimo, além de boardgames para todas as idades. Além de distribuição de kits de histórias em quadrinhos para escolas da rede municipal de Florianópolis.

67668497-1203065026568870-890498663518830592-n

Ainda no CCQ, três mostras irão exaltar a história dos quadrinhos, desde o processo criativo do artista ao universo geek. Dentre essas, “Flash Expo Thony Silas – Batman 80 anos”, o artista pernambucano prestará uma homenagem ao justiceiro de Gotham, com obras singulares e excepcionais do artista, destacando momentos históricos do personagem, principais vilões e os coadjuvantes mais importantes na história do Batman.

Enquanto na “Flash Expo Lucas Ferreyra – Sol de Mandagascar” apresentará a trajetória do desenhista, ilustrador e autor de HQs argentino. Lucas que teve seus trabalhos publicados em diversos países, trabalhou para a Ape Comics, Diário Catarinense, Ediciones Grapheus e Dreamworks, para quem desenhou os Pinguins de Madagascar e Kung Fu Panda.

Luciano-Martins-2-Divulga-o-Arquivo-pessoal

E por fim, a exposição será assinada pelo quadrinista Luciano Martins, na “Flash Expo Luciano Martins – Meus Heróis da Infância”, em que Martins faz um compilado de obras feitas ao longo de sua jornada em homenagem aos personagens e super-heróis dos quadrinhos, sendo a primeira vez que o artista traz esse tema para uma mostra.

Nunca renunciei aos sonhos da infância e está sendo prazeroso reunir essas obras. São pinturas dos Vingadores e personagens como a Pantera Cor-de-Rosa, por exemplo, produzidas em momentos diferentes“; conta Luciano Martins.

47494700-1104717933027291-7575480715597316096-n

Entre os filmes exibidos na sessão de cinema, serão duas sessões gratuitas, uma no dia 10 de agosto – “Homem Aranha – Longe de Casa” – e no dia 17, “A Turma da Mônica – Laços”, em uma sessão especial, com os ingressos podendo ser retirados uma hora antes da exibição, na bilheteria do cinema. E durante todos os nove dias de programação ocorrem três sessões diárias da Fête D’Animation AF, mostra de curtas de animação francesas promovida pelo Institut Français e a Aliança Francesa Florianópolis. As exibições serão diárias, sempre às 11h, às 14h e às 19h, de animações premiadas e com temáticas para todas as idades.

30729906-851918218350221-8055441191548536470-n

O CCQ 2019 acontece entre os dias 10 a 18 de agosto, no Beiramar Shopping, em Florianópolis. Com entrada gratuita em todas as atrações, mas com vagas limitadas para em algumas atividades. Todavia, todos os nerds, fãs, cinéfilos e apreciadores da cultura pop genuína e qualidade poderá se deleitar e apreciar um festival ímpar, que visa enriquecer e expandir o universo cultural do Brasil.

Como havia dito acima, sobre a presença de Tony Silas ao CCQ 2019, infelizmente o artista não irá mais ao evento, devido a problemas familiares, confirmou a organização do festival. Todavia, sua exposição “Flash Expo Thony Silas – Batman 80 anos”, ocorrerá, com obras e artes inigualáveis do quadrinista.

SERVIÇO

3º Circuito Catarinense de Quadrinhos

Data: 10 a 18 de agosto de 2019
Local: Vão central do Beiramar Shopping. Sessões de cinema ocorrem no Cine Show (Piso L4), o Papo HQ na Cervejaria UNIKA (Piso L4)
Endereço: Rua Bocaiúva, 2.468, Centro, Florianópolis/ SC.
Ingresso: Gratuito! Oficinas, master classes e painéis Papo HQ / Talks estão sujeitas a lotação. Ingressos devem ser retirados meia hora antes. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.
Mais informações: Site | Facebook | Instagram

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s