
No último domingo (8), acabou o maior evento literário do Rio de Janeiro, foram 10 dias de muita arte, diversão, entretenimento, lançamentos, novidades, autores de todos os estilos e protestos contra a ignorância de alguns humanos, que tentaram derrubar a edição deste ano da Bienal do Livro, no entanto o poder e força pelas arte da literatura, foram mais fortes, e os visitantes, convidados e toda equipe do evento se reuniram em um grande manifesto dentro da convenção em prol ao amor e a cultura.
A Bienal Internacional do Livro do Rio, já está na ativa à quase 40 edições e sempre com o intuito de celebrar a leitura, cultura e a diversão, reunindo milhares de pessoas. Além de dar oportunidade de aproximar os autores com o público, através dos espaços dedicados à atrações, em que os visitantes podem participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a literatura. Atraente, variada e dinâmica, a Bienal do Livro do Rio é diversão para toda a família.

O evento foi sediado no Riocentro, um dos maiores centro de exposições da cidade do Rio de Janeiro, e a Bienal do Livro do Rio é um dos festivais que mais ocupam todo o pavilhão do local, são 800 mil metros quadrados com diversas grandes editoras, independentes e comercial, que juntas formam uma grande feira de livro com muitas novidades e atração de montão para os amantes da literatura do Brasil do mundo.

A cada edição o evento supera expectativas de público, vendas e mídia. Neste ano foram cerca de 4 milhões de livros vendidos na Bienal, que ao final foi encerrado com bela manifestação a favor da liberdade de expressão, com autores, artistas e convidados, divulgado através das redes sociais contra a proibição da venda do livro com ilustração dita como “imprópria” para o prefeito do Rio de Janeiro.

Foram mais de 600 mil pessoas que prestigiaram o evento contra as instantes tentativas de censurar os 10 dias de festival, apesar de alguns seres políticos tentarem derrubar a Bienal do Rio, o amor, educação e a liberdade foi mais forte contra as insistentes tentativas de censura.
A Bienal do Livro do Rio é um evento que acontece a cada dois anos, e a cada ano que passa os organizadores trabalham muito para trazer o melhor para a convenção, sempre com os melhores na área literária, seja nacional e internacional, por isso que todo o conteúdo é qualificado e diverso, com reconhecimento mundial, fazendo assim o maior festival cultura do Brasil.

Um evento que encerrou mais uma edição com muita determinação, força, engajamentos, muitas atrações e autores, artistas e editoras que marcaram mais uma edição histórica, tornando cada momento memorável, dando ouvidos a todos os públicos, além de reunir e celebrar a cultura junto com grandes nomes da literatura atual com autores, artistas, pensadores, lideranças de movimentos sociais, pastor evangélico, monge zen-budista, jornalistas, acadêmicos, ativistas, chef de cozinha e muitos outros.

A Bienal é apenas um espelho do que podemos esperar na maior Bienal do Livro da América Latina, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece no próximo ano, e promete trazer muitas novidades e atrações.
O evento na capital paulista aconterá entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro, no Expo Center Norte, na capital paulista. Ainda não tem data da Bienal do Rio, mas 2021, o Riocentro vai ser invadido de novo por diversas histórias e grandes escritores nacionais, que abrilhantam o maior festival literário do Brasil.