Crivella manda recolher quadrinhos dos Vingadores na Bienal do Rio 2019

Vingadores-A-Cruzada-das-Crian-as-Destaque-2-470x260

Nesta manhã a Bienal do Rio foi surpreendida por fiscais da polícia, a pedido do atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro Marcelo Crivella, para recolher do evento a edição de “Vingadores – A cruzada das crianças”. Segundo o prefeito, a obra consta “conteúdo sexual”, em partes da trama, com cenas explícitas, entre dois personagens nas páginas finais.

blog-mortes

A história começou quando uma mulher que visitava a feira, reclamou no Twitter sobre o conteúdo, mostrando dois heróis adolescentes e gays se beijando, em um material voltado para “para crianças”. Então, rapidamente o assunto se espalhou pelos grupos de WhatsApp e redes sociais, até que o vereador do Rio de Janeiro, Alexandre Isquierdo (DEM), fez um pronunciamento na Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o livro em mãos condenando a venda na feira, repetindo a (des)informação de que se tratava de material voltado para o público infantil. Como resultado, Crivella mandou recolher a publicação, em um ato de censura.

x-Seop-bienal-jpg-pagespeed-ic-ENE4-Oiume-E

“A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.”

Vingadores-A-Cruzada-das-Crian-as-Destaque-1A história foi publicada no volume 66 da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, da editora Salvat, em 2016. Antes disso, a obra já havia saído em Os Vingadores Especial # 1 e # 2, pela Panini Comics, em 2012. Vingadores – A cruzada das crianças foi escrito por Allan Heinberg – roteirista gay que, dentre outros trabalhos, fez o roteiro do filme Mulher-Maravilha (2017) – e desenhado por Jim Cheung.

A minissérie contém nove edições, que são protagonizada pelos Jovens Vingadores e que marca o retorno da Feiticeira Escarlate ao Universo Marvel, mostrando uma heroína mutante com o poder de alternar as probabilidades. Ela é filha de Magneto, o maior inimigo dos X-Men, que durante vários anos, foi membro dos Vingadores ao lado de seu irmão Pietro, o velocista conhecido como Mercúrio, além de ser apaixonada pelo androide Visão, em que eles se casaram e tiveram dois filhos gêmeos, Thomas e William.

Vingadores-A-Cruzada-das-Crian-as-4

Na trama a Feiticeira criou um mundo “perfeito”, na sua visão distorcida, em que ficou conhecida como Dinastia M, em que os heróis descobriram a farsa e lutaram para que as coisas voltassem ao normal. Então a Feiticeira disse três palavras: “Chega de Mutantes”, privando a maior parte da raça de seus poderes e praticamente acabando com eles. Desde então, ela desapareceu, escondida em algum lugar do mundo, longe de tudo e de todos.

blog-feiticeiraMas com o fim dos Vingadores , um grupo de adolescentes fãs dos heróis, se reuniram para manter seu legado vivo – Patriota, Wiccano, Hulkling, Estatura, Visão (numa versão mais jovem) e Rapaz de Ferro formaram os Jovens Vingadores. Mais tarde se uniram a equipe a Gaviã Arqueira e o velocista Célere, os jovens perceberam a semelhança física entre Célere e Wiccano e seus nomes (Thomas e William) e poderes (Wiccano possuía poderes mágicos como a Feiticeira e Célere era veloz como Mercúrio) davam a entender que eram os gêmeos desaparecidos da ex-vingadora.

blog-wiccano-e-hulklingA minissérie possui nove edições, que teve seu lançamento em setembro de 2010 (Estados Unidos), a história foi escrita por Alan Heinberg, responsável por todas as aventuras dos Jovens Vingadores publicadas até o momento, desde sua criação em 2005, criou uma aventura cheia de reviravoltas, onde cada edição é mais empolgante que sua anterior.

Um enredo que prende o leitor do começo ao final da história, fazendo com que crie expectativas para saber o que acontecerá nas próximas edições, uma trama bem amarrada, em que mostra todas as raízes de tudo aquilo foi confronto em 2012, entre os Vingadores e os X-Men, já que os dois grupos entram em confronto pelo direito de julgar a Feiticeira Escarlate.

Livro-Vinagadores-censura-Crivella

Os Jovens Vingadores são um grupo de heróis individuais, que quebra tabus e cria polêmicas ao introduzir o beijo gay entre Hulking e Wiccano, mas fala sério, desde que o mundo é mundo, existe polêmica, se não houver essas controvérsias, não se tem desenrolar de uma boa trama e a história não se passa toda entre os dois, mas sim em um grupo de jovens heróis, que estão aprontos para salvar o mundo e não se amostrar o que eles são, isso é só um desenvolvimento da trama, mostrando a vida cotidiana dos heróis, pois eles são pessoas normais, que acabam se tornando heróis, pois a história não é baseada no beijo gay, mas sim em todo universo heroico que há no mundo dos Vingadores.

blog-vingadores-x-men

A Marvel é uma das editoras em que mostra esses assuntos mais abertos atualmente, se apresentando uma editora livre de preconceitos há muito tempo atrás, desde quando transformou Estrela Polar em um personagem homossexual, e está pouco se importando para as polêmicas. O que é positivo, já que coloca as diferenças como algo natural e, com isso, incentiva a aceitação e o respeito. Além disso essa revista tem classificação para maiores de 13 anos, que saibam entender e compreender uma história, para os analfabetos funcionais só podemos lamentar, por não entender interpretar o enredo de uma história em quadrinhos, para entretenimento e diversão.

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s