Alexandre Beltramini – Um artista que expressa sutileza e harmoniza com delicadeza

Alexandre-Beltramini-Divulga-o-1

Cantor, compositor e dono de uma voz sútil e precisa, que adentra na alma e emociona por completo os dias mais cinzas e sombrios das pessoas, Alexandre Beltramini é paulista, de Pederneiras, e ingressou na área musical ainda criança, por influência de seu tio, que faleceu quando o jovem artista tinha apenas três anos, e isso foi um estímulo para ele apostar todas suas fichas neste sonho, e também se tornar a ser como ele era, tanto que Alexandre o admirava.

Começou a carreira profissional quando ele tinha 16 anos, sempre compondo suas próprias histórias e traduzindo seu cotidiano em melodia e harmonia, mostrando de maneira delicada e amorosa sua relação com um caótico mundo lá fora, entre relacionamentos, amizades, família e amores.

Alexandre-Beltramini-Divulga-o-2

Suas principais influências são de artistas com uma pegada mais pop, soul, indie e folk, como Tiago Iorc, Rodrigo Amarante, City and Colour e Damien Rice, entre outros, tais referências que ele usa com todo rigor em suas canções, decifrando cada sentimento tênue e lépido.

O penúltimo trabalho do músico foi o EP “A Janela do Quarto”, com seis faixas autorais e uma versão do clássico “Me Dê Motivo”, do Tim Maia. Num projeto em que as canções se conversam entre si, e trazem um conjunto oportuno e amarrado, com início, desenvolvimento na narrativa e um final surpreendente, em que os males se transformam em ‘curas’ de aprendizado para seguir em frente com nossas vidas.

Agora Beltramini lança um novo projeto, “VER.I”, um conjunto de músicas autorais e releituras de grandes cantores, em performances intimistas e peculiares, que vão de Cartola a Anavitória. Além do single autoral ‘Medo’, que busca uma renovação e novas buscas sonoras do artista, mostrando uma nova faceta artística e musical.

Alexandre-Beltramini-Medo

Antes de a ideia tomar forma, eu já tinha feito alguns vídeos no YouTube de versões e as pessoas começaram a ouvir e dar retorno. Um tempo depois, fiz stories perguntando para meus seguidores que músicas eles gostariam de ver dessa maneira mais intimista, então recebi sugestões que acabei conhecendo e gostando muito, me senti inspirado a fazer uma releitura das que mais gostei. Junto delas, veio a ideia de novas versões de algumas autorais e outras que inspiram meu trabalho”, conta o Alexandre.

Alexandre buscou inspirações em suas redes sociais, após perguntar aos seus fãs e seguidores, e dentre essas ele não deixou de prestar uma homenagem uma de suas músicas favoritos, faixa de Cassiano imortalizada por Tim Maia, “Gostava tanto de você”.

Essa versão foi feita num momento um tanto triste da minha vida, eu tinha acabado de entrar num momento de bloqueio criativo e crises de ansiedade porque tinha perdido a minha avó. Senti a necessidade de direcionar toda essa energia e dor nessa releitura”, relembra o artista.

A série musical está disponível no Youtube oficial de Alexandre, onde cada ouvinte pode ouvir e refletir com cada faixa apresentada, de maneira única, inerente e admirável, trazendo um frescor para a música nacional, mas não se esquecendo da essência e características individuais nas grandes obras e artistas.

 

Para conhecer mais sobre o Alexandre Beltramini acesse:
Facebook | Instagram | Youtube

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s