Outubro: Um recorte das eleições de 2018

4761059-jpg-r-640-360-f-jpg-q-x-xxyxx

Como se estivesse expondo páginas de seu diário, em “Outubro”, Maria Ribeiro nos mostra registros dos dias que antecedem a escolha do povo brasileiro pelo seu novo presidente. Usando a cidade de São Paulo como cenário, a atriz realiza entrevistas com seus amigos e outras fontes como Manuela D’Ávila, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Freixo, Xico Sá e Maria Rita Kehl na tentativa de explicar o desespero vivido durante as eleições de 2018.

O documentário, como Maria Ribeiro narra logo nos primeiros minutos de tela, não seguiu nenhum tipo de roteiro complexo durante sua produção, muito menos uma agenda. Em alguns momentos é poético em outros traz uma mensagem bem direta. E apesar de ter nascido no acaso, não perde significado nem importância.

A ideia de fazer uma analogia entre um casamento fracassado e a crise política vivida no Brasil, se perde em alguns momentos, mas quando surge traz reflexões importantes, como por exemplo, nas cenas iniciais em que Maria caminha vestida de noiva pela Avenida Paulista no meio de uma manifestação bolsonarista, falando sobre a ironia de usar mais uma vez aquele vestido, só que dessa vez para dizer “não”.

Mesmo não escondendo a sensação de desespero presente naquele momento conturbado da história brasileira, a obra dirigida por Maria Ribeiro e Loiro Cunha mantem do início ao fim o sentimento de esperança vivo, tanto nas cenas das pessoas nas ruas durante o movimento “Vira voto”, quanto nas falas dos entrevistados. E apesar de todos nós já sabermos o resultado das eleições de 2018.

Outubro, chega em 2019, como um lembrete de que a luta ainda não acabou.

Nota:🌟🌟🌟🌟

Por Gabriela Ruiz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s