NORMAN FUCKING ROCKWELL – A MAIS MELANCÓLICA E DENSA POESIA DE LANA DEL REY

lana-del-rey

A poucos dias de acabar o ano (e a década), o Spotify já liberou sua retrospectiva de 2019. O Spotify Wrapped revela as músicas mais tocadas de 2019 do usuário, seus top artists e este ano trouxe uma novidade: o artista da década.

Durante mais um ano não fui surpreendida: das cinco músicas mais ouvidas neste ano, quatro foram da Lana del Rey. “Venice Bitch” e “Hope is a Dangerous Thing For a Woman Like Me to Have – But I Have It” fazem parte do top 5, e o que elas têm em comum? Ambas compõem o mais recente, icônico, e denso álbum lançado da artista, Norman Fucking Rockwell.

O sexto álbum de estúdio da cantora, que foi lançado dia 30 de agosto deste ano, conta com 14 faixas e foi produzido pelo famoso Jack Antonoff, que também já produziu Lorde e Taylor Swift. Sem desapontar o público, o disco é um dos mais melancólicos da sua carreira.

lana-del-rey-norman-fucking-rockwell-widelg-widelg

Norman Fucking Rockwell foi antecipado por uma série de singles experimentais antes do lançamento do álbum, que começou a ser divulgado pelo pelo lançamento do clipe “Mariners Apartment Complex”, em 12 de setembro de 2018. Seis dias depois veio o lançamento de “Venice Bitch” juntamente com o nome do álbum que viria revelar o amadurecimento e evolução da cantora como compositora.

Sem deixar de lado uma de suas marcas registradas, NFR carrega em sua capa e letras o sonho americano. De maneira sofisticada e escolhas feitas a dedo, os vocais, violões, o baixo e o piano evocam a energia californiana tão características de Del Rey, que traz uma narrativa de romances trágicos, melancolias.

A figura que dá o nome ao álbum – Norman Rockwell, foi um artista norte-americano, um menino imaturo e arrogante, que segundo Lana, não merece mais o seu amor (“sua poesia é ruim e você põe a culpa no noticiário”, canta ela).

5d42feb47b39b

“Fuck it I Love You” resgata o espírito de seu terceiro álbum Ultraviolence e faz referência ao clássico jazz “Dream a Little Dream of Me” da Ella Fitzgerald. “Venice Bitch”, a faixa com mais duração, e minha música mais ouvida da cantora neste ano, conta com 9 minutos e 37 segundos e solos instrumentais impecáveis.

Sem surpresas, Spotify Wrapped 2019 trouxe Lana del Rey como minha artista da década. Seu vocal sofisticado, arranjos perfeitos, suspiros e sussurros certeiros fizeram com que mais uma vez a cantora que aos 34 anos fosse aclamada por sua poesia em letras e melodias.

Segue abaixo a faixa do álbum “Norman fucking Rockwell”:

1. Norman fucking Rockwell
2. Mariners Apartment Complex
3. Venice Bitch
4. Fuck it I love you
5. Doin’ Time
6. Love song
7. Cinnamon Girl
8. How to disappear
9. California
10. The Next Best American Record
11. The greatest
12. Bartender
13. Happiness is a butterfly
14. Hope is a dangerous thing for a woman like me to have – but i have it

Por Geovana Miranda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s