Shazam! – O próximo octagenário da DC Comics

shazam-zack

Depois do Superman em 2018 e o Batman em 2019, o próximo grande herói que chega aos 80 anos é grande Capitão Marvel, atualmente conhecido como Shazam, um herói criado em 1939 pelo roteirista Bill Parker e pelo desenhista C. C. Beck, o personagem apareceu pela primeira vez na revista em quadrinhos Whiz Comics #2, lançado em fevereiro de 1940, durante a era de ouro dos quadrinhos.

640px-Whiz-Comics-No22

Sua revista foi lançada em fevereiro de 1940, durante a era de ouro dos quadrinhos, com uma história envolvente cheia de fantasia e aventura, do adolescente Billy Batsy, um jovem que trabalha em uma rádio como repórter de rádio e foi escolhido para ser o grande Capitão Marvel devido sua bondade interior, para receber os poderes do Mago Shazam, a fim de preservar a justiça e a paz no Universo.

Para o feitiço heroico se tornar realidade, Billy tende falar a palavra mágica “Shazam”, que instantaneamente ele é atingido por um raio mágico que o transforma em um super-herói adulto com poderes sobre-humanos – e vice-versa, uma vez que o personagem pode voltar a forma infantil da mesma forma.

54a0ac276b94535a4c102958e518bb9bSeus poderes são oriundos de seis personagens mitológicos que lhe concedem tais características — sendo eles, Salomão (sabedoria), Hércules (vasta força física), Atlas (resistência, invulnerabilidade), Zeus (poderes mágicos), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade, capacidade de voo). Shazam é designado, pelos próprios deuses que lhes concedem os poderes, como o Campeão da Humanidade.

De inicio Shazam começou a ser publicado pela Fawcett, mas na década de 50 eles deixaram de publicar quadrinhos relacionados ao Capitão Marvel, por causa do processo de infração de direitos autorais da DC Comics, alegando que o Capitão Marvel era uma cópia do Superman, por isso que só anos de 1970 que não só o Shazam.

Mas toda a Família Marvel integrou oficialmente ao Universo DC, assim eles tentaram reviver suas propriedades, mas devido a conflitos da marca registrada sobre o outro personagem chamado “Capitão Marvel”, propriedade da Marvel Comics, DC marcou e comercializou o personagem usando a marca registrada Shazam! desde sua reintrodução em 1972. Isso, por sua vez, levou muitos a assumir que “Shazam” era o nome do personagem, mais tarde renomeou oficialmente o personagem como Shazam quando relançou suas propriedades de quadrinhos em 2011.

O-Poder-de-Shazam-768x1180Anos de 1990, mas preciso em 94, o autor e quadrinista Jerry Ordway lançou a minissérie Power of Shazam!, além da minissérie Kingdom Come (Reino do Amanhã), de 1996 e a graphic novel sobre o herói: Shazam! The Power of Hope, ambas desenhadas por Alex Ross, com textos de Paul Dini. No entanto, as histórias do herói não tiveram continuidade no período DC, sendo rapidamente encerradas devido a baixa vendagem.

ad820cd238fea772882d80ab2f874c1c4b995437-hq

Mas foi com Geoff Johns que o herói voltou a ser pauta no mundo da nona arte, em meados da década de 2000, quando foi lançado Sociedade da Justiça da América, 52 entre outros e depois do cancelamento de Power of Shazam! em 1999, a Família Marvel fez aparições em vários outros títulos da DC. O vilão do Shazam, o Adão Negro tornou-se um dos personagens principais da série de Geoff Johns e David S. Goyer em que mostrava as últimas aventuras da Sociedade da Justiça da América, Adão Negro se junta a equipe como um meio de buscar a redenção para seus crimes do passado.

cropped-Shazam-Henry-Cavill-Superman

Então o Capitão Marvel aparece regularmente em JSA entre 2003 e 2004, logo após se juntar à equipe para vigiar a seu velho inimigo, Adão Negro, além dele aparecer na graphic novel The Dark Knight Strikes Again, continuação da aclamada The Dark Knight Returns, ambas de Frank Miller, onde é descrita a morte do herói. Shazam também aparece na mini-série Superman/Shazam: First Thunder, escrita por Judd Winick e ilustrada por Josh Middleton, e publicado entre setembro de 2005 e março de 2006, o arco descreve o primeiro encontro pós-crise entre Superman e Capitão Marvel.

xshazam-jpg-pagespeed-ic-Ob-VTSChi3

Atualmente Shazam está fazendo o possível para voltar para de vez para a Liga da Justiça e também para o gosto do pessoal, neste ano de 2019, teve um filme sobre o herói, super divertido, com muita ação, aventura, graça e uma aparição ilustre do Superman, para mostrar que a rivalidade deles ficou no passado, hoje é tudo harmonia no mundo heroico. O longa foi baseado na HQ estrelado pelos atores Zachary Levi (Shazam) e Asher Angel (Billy Batsy), com grandes elogios na direção que foi do David F. Sandberg, com o roteiro foi escrito por Henry Gayden, um filme produzido pela DC Comics, New Line Cinema e distribuído pela Warner Bros. Pictures.

f9a82ae044295da02549353e264097ed2aafa047-hq

Que já tem data para o Shazam 2, segundo a Warner Bros. o filme deve estrear dia 1º de abril de 2022, mas antes de acontecer o filme solo de Adão Negro, estrelado por Dwayne “The Rock” Johnson, que deve chegar aos cinemas em novembro de 2021.

Todavia, a continuação do longa do Shazam será a terceira sequência consecutiva de adaptações da DC Comics confirmadas pela Warner Bros., comprovando a reviravolta dos filmes de heróis da editora, após o sucesso de Mulher Maravilha, que sua sequência estreia em junho de 2020 e Aquaman, que também chega aos cinemas em dezembro de 2020, com direção de James Wan novamente.

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s