Parasita – Um drama sul-coreano que vem ganhando os cinemas mundiais

parasite-filme

Um filme que está sendo muito bem falado no mundo cinematográfico, é a produção sul-coreana “Parasita”, um longa que traz suspense, drama, terror e humor negro, dirigido por Bong Joon-ho, protagonizado por Song Kang-ho, Lee Sun-kyun, Cho Yeo-jeong, Choi Woo-shik e Park So-dam e que teve sua estreia nos cinemas no Festival de Cannes de 2019.

3741-capaA produção já ganhou a Palma de Ouro, tornando-se o primeiro filme coreano a receber o prestigiado prêmio, assim como a mais recente produção a ganhar com o voto unânime do jurado do festival, desde “Azul é a cor mais quente” em 2013. O longa foi também selecionado como o filme representante da Coreia do Sul na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional da 92.ª edição do Oscar.

A trama conta a história da família de Ki-taek, aonde o patriarca está  desempregado e eles vivem em um porão sujo, mas por uma obra do acaso faz com que ele comece a dar aulas de inglês a uma garota de família rica e muito fascinado pela riqueza e com a vida luxuosa, pai, mãe e filhos bolam um plano de se infiltraram na tal família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custam caro a todos.

Parasite-posterO longa foi originalmente programado para ser exibido como filme de encerramento no FIRST International Film Festival Xining, na China, a 28 de julho de 2019, mas em 27 de julho, os organizadores do festival de cinema anunciaram que a exibição teria que ser cancelada por “razões técnicas”.

A Neon a produtora que adquiriu os direitos norte-americanos do filme no American Film Market (AFM) em 2018, que contou com pré-venda nos territórios de língua alemã pela Koch Films, na língua francesa pela The Jokers Films e no Japão, por Bitters End. Na Rússia o lançamento aconteceu em julho de 2019, nos Estados Unidos, em outubro e em Portugal teve sua antestreia no dia 12 de setembro, durante a Comic-Con Portugal 2019, tendo estreando oficialmente a nível nacional dia 26 de setembro de 2019, pela distribuidora Alambique Filmes.

Parasite-2019

No Brasil, Parasita já está disponível em todos os cinemas, além de estar muito bem representado no Oscar 2020, com seis indicações como Melhor Filme, Melhor Diretor (Bong Joon-ho), Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro (Bong Joon-ho e Han Jin-won), Melhor Direção de Arte (Lee Ha-Jun e Won-Woo Cho) e Melhor Montagem (Yang Jin-mo). A 92ª premiação do Oscar 2020 acontece no dia 9 de fevereiro, no Teatro Dolby – em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos e terá pela primeira vez um filme sul-coreano disputando na categoria Melhor Filme do Ano.

 

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s