A história secreta da criação do Batman e de seu criador Bill Finger

batman-25-02-20-img00-e1582669463451

Foi lançado no ano passado, a história secreta da criação do Batman e de seu verdadeiro criador Bill Finger, em um projeto feito pelos fãs e autores Douglas Phillips Freitas, Diego Moreau e Sandro Zambi, que juntos com a Editora Skript montaram essa biografia não oficial dos 80 anos do Homem-Morcego, completados em 2019.

5-D32-D860-FF8-E-46-B5-B47-C-D243-BBA42-A10O livro “Bill Finger – A história secreta do Cavaleiro das Trevas”, é um documentário em quadrinhos, com um extenso estudo biográfico do personagem em que tem a proposta de resgatar uma das mais interessantes e marcantes trajetórias da Nona Arte, como criação do Batman por Bill Finger e como esse reconhecimento lhe foi negado por 75 anos.

Desde a sua criação em 1939, pela editora National (atualmente DC Comics), o Bob Kane o proprietário do estúdio e responsável pela concepção do herói durante décadas alegou ser o único criador do personagem, por isso seu nome estava em todas as revistas e tirar desde a primeira aparição do Batman e logo depois nos filmes e desenhos animados.

6-BF26-D46-BD49-4-E25-9-C96-917670713-A67Essa reviravolta digna das melhores tramas policiais de Gotham, foi dada por outra pessoa responsável, no qual a maioria das características que fazem o Batman, que era Bill Finger, um talentoso roteirista que deu a alma e o nome para Bryce Wayne e ficou sem reconhecimento por 75 anos. Apenas no aniversário de 75 anos do personagem, após uma intensa investigação do escritor Marc Tyler Nobleman – que possibilitou a neta de Finger brigar pelos direitos, essa injustiça foi corrigida.

Bill Finger ajudou a inaugurar a Era de Ouro, que foi até os anos 70 na Era de Prata, esses foram dois dos períodos mais importantes e ricos dos quadrinhos para o mercado, e que está presente no coração e na mente dos leitores. Mas a vida de Finger se difunde com o nascimento da indústria americana de HQs e todo o processo de criação do universo de Batman, com seus aliados e vilões, bem como o aparecimento de todos os super-heróis e editoras que formaram a Era de Ouro.

47-C60423-02-DF-4-B7-A-AB4-F-B873353-BFBAD

Bill reformulou o Universo DC, no qual inspirou a aparição da Marvel, também elevou a popularidade dos heróis pós-segunda Guerra Mundial, com a implantação do Código de Ética dos Quadrinhos e seu impacto. Além de contribuir para seriado Batman com Adam West e Burt Ward. Bill sempre teve participações especiais de nomes como Will Eisner, Jack Kirby, Jerry Robinson, Stan Lee, Gardner Fox, Julius Schwartz e diversos editores, roteiristas, desenhistas.

BA593848-FBB8-4189-A3-FA-7531-A4-B205-DDEssa biografia que está disponível na Amazon para comprar e também em grandes livrarias e comic-shops, está imperdível para os apaixonados de quadrinhos, cultura pop e claro do Batman, pois conta uma história no ponto de vista de Bill Finger, o roteirista que por muitos anos era o coadjuvante da história, mas que atualmente está sendo valorizado como um grande artista que ele foi.

Afinal não é porque é do texto, que não faz arte, a roteirização é o início de qualquer obra ilustrativa e o livro “Bill Finger – A história secreta do Cavaleiro das Trevas”, é prova que todo esforço e sacrifício de Finger, foi válido para ser transformado em uma biografia com toda sua trajetória e a real história do Homem-Morcego, desde a sua origem, uma trama cheia de alegrias, tristezas, traições e muita, muita criatividade.

1-CC4-B9-C7-7-E89-4241-9564-1-BF2-F11-E6-C83A obra foi fruto de uma pesquisa de livros, reportagens, entrevistas, artigos e documentários, que foi iniciada durante o mestrado de Diego Moreau, quando realizou um estudo sobre a História da História em Quadrinhos ao analisar Maus de Art Spiegelman. Com uma grande contribuição do escritor Marc Tyler Nobleman, autor de “Bill – the Boy Wonder“, que inspirou o documentário “Batman e Bill“ – que retrata a pesquisa de Nobleman e o reconhecimento de Finger como coautor de Batman.

Bill-Finger-Creator-of-Batman-1210x544

A biografia também teve consultoria do Carlos Vázquez e André Pansera (site Mansão Wayne), que fizeram grandes contribuições na trama e também auxiliou na pesquisa do livro, que foi lançando oficialmente na CCXP 2019, mas que neste de 2020, estará a venda no Fuzuê Nerd, que acontece no próximo fim de semana, entre os dias 7 e 8/março, no Novotel Jaraguá, no Centro de São Paulo, em que haverá um painel sobre o Batman e esse livro também estará na pauta de palestras do evento.

Para mais informações sobre a biografia de Bill Finger, acesse os endereços abaixo:

Site | Facebook | Instagram | Twitter

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s