‘Manifesta Arte em Rede’ – Levando arte e cultura em tempos de isolamento social

Manifesta_.jpg

Com essa quarentena que estamos vivendo, quem mais sofre são os trabalhadores antônomos, aonde uma grande parcela artística se encontra neste segmento, tendo que ficar em casa e deixar de receber seus ganho pão de todo dia.

Visando nesta peripécia da vida, o fórum Manifesta Arte em Rede resolveu promover uma programação on-line durante os primeiros 15 dias do mês de abril, fazendo assim entretendo quem está em isolamento social em casa, e também dar visibilidade aos artistas que necessitam trabalhar.

Essa ação reúne mais de trinta coletivos, representantes de projetos culturais e organizações de São Paulo para se apresentar on-line no esquema ‘pague quanto puder’, e 80% do valor arrecadado será doado para ajudar quem estará mais vulnerável durante a pandemia do Coronavírus.

91319979_114410990204914_8543109050357776384_n.jpg
Laerte com sua produção de desenhos no box do chuveiro.

O Manifesta Arte em Rede conta com uma equipe de artistas diversos, fazendo artes distintas, como dança, circo, teatro infantil, teatro jovem e adulto, música, cultura popular, intervenção urbana, cinema, artes visuais, poesia, produção cultural, comunicação, entre outras. Fazem parte da ação Trupe DuNavô, Circo di SóLadies, Laerte (Cartunista), Estudo de Cena, Sissy Eiko (artista visual), Grupo Esparrama, Rainhas do Radiador, Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil, Tempero da Carne, Bando Goliardxs, Grupo Pandora de Teatro, Desembargadores do Furgão, Maestrina Ester Freire, O Clube, Clarín Cia de Dança, Companhia dos Solilóquios, In Totum Cultura Criativa, Luciana Gandelini (Produtora Cultural e Assessoria de Imprensa), Cia Mundu Rodá, Alício Amaral, Trupe Baião de 2, Paula Petreca (Projeto CO), Grupo Teatral Mata!, Grupo Zumb.boys, Camerata Camará, Canto de Fraldas, Guardanapos Poéticos, Diogo Noventa (cinema), Eduardo Izidoro – Waralls (Artista Plástico), Alexandro Marques – Aleatório (Letrista), Ana Pessoa (Literatura), Cromossomos, Circo do Asfalto, Thaísa Valadão – Aletheia Produções e Artes, Maria Maranhão (contação de histórias), Elaine A. Pereira (Doutora em Educação pela PUC-SP), Thiago Gouveia (Consultor Jurídico), Clarianas, Henrique Trovador, Thaís Krauss, Recicla Filmes,Caravana Tapioca, Jaime Pinheiro (artista plástico), Cia. Os Rouxinóis, Coletivo As Trapeiras, Na Cía das Marionetes e Cia Tumateixa.

91469175_113631960282817_4573757419934449664_n.jpg
O artista plástico Jaime Pinheiro em companhia de Nhô Lau.

Essa variada artística em rede irá conectar e dialogar entre as pessoas, mostrando quão as manifestações artísticas são importantes neste momento tão árduo e complexo que estamos vivendo, sendo parte fundamental em ampliar e reconfortar a todos neste momento, em que muitos se encontrando angustiados, com medo e podendo desencadear problemas sociais graves e irreversíveis para o desenvolvimento humano.

Sabemos que nada substitui a magia de uma apresentação ao vivo. As gargalhadas de uma boa roda de crianças ao redor de um picadeiro, um frio na barriga ao final de uma performance impactante, um respiro profundo ao final de uma poesia declamada, aquele sentimento de luta do teatro político, o encantamento com um grupo de bailarinos, o jogo do palhaço. Não queremos transferir a arte independente de São Paulo para a internet e nem pretendemos nos acostumar a isso. Estamos disponibilizando materiais produzidos em algum momento da trajetória de cada projeto (que é o que temos pronto neste momento) e nos propomos a interagir virtualmente com a população, criando um espaço de investigação para atravessarmos esse período de uma forma ativa e questionadora. Também não queremos romantizar a quarentena, pois entendemos estar em casa durante uma pandemia é um direito básico que, em razão da precarização dos contratos de trabalho, tem contemplado uma ínfima parcela da sociedade, sendo mais um reflexo da situação alarmante em que se encontra a classe trabalhadora do país cujos direitos vêm sendo flexibilizados ao longo dos últimos anos. Queremos fazer uso da voz de artistas para chamar atenção para o cuidado com quem está mais vulnerável nesse momento. Queremos convocar a população para somar forças e nos colocamos a disposição para nos manifestar artisticamente pressionando os governantes a atuarem rapidamente para salvar a população.”- explicam as pessoas integrantes da ação Manifesta Arte em Rede.

91080448_108832744096072_7007523813856378880_o.jpg
Trio do Circo di SóLadies.

A ação terá duração de duas semanas, entre os dias 1º e 15 de abril, com conteúdos on-line desenvolvido por diferentes produtores, e para que suas artes sejam valorizadas, durante as performances os usuários poderão contribuir com os shows, o que foi intitulado de “chapéu on-line” – fazendo referência à uma prática da arte de rua onde se promove a parceria entre artista e público -, que pagarão o quanto puderem de forma espontânea.

curta7.jpg
Cena do curta-metragem ““Poderia amar-te, mas não te conheço”, da produtora Recicla Filmes.

A ação contará também com conteúdos que vão além das ates, como consultoria jurídica da NANNINI & QUINTERO Advogados Associados que irá disponibilizar conteúdos técnicos atualizados sobre as Medidas Provisórias lançadas pelo Governo Federal, principalmente no que diz respeito a Leis Trabalhistas e como fica a situação a partir delas. Conteúdos claros, objetivos e atualizados para sanar dúvidas frequentes.

 

O movimento convida à todos a entreter, distrair e apoiar quem necessita, ampliando os direitos sociais para todas as pessoas, e em breve iremos sair juntos desta pandemia que assola o mundo todo.

Para conhecer mais sobre o projeto acesse a página do financiamento coletivo ou então através das redes sociais do MAR.
Facebook | Instagram | Youtube

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s