O sucesso chamado Harry Potter

mi-138101498170631

Nestas épocas de pandemia mundial e isolamento social, nada melhor de ler ou conhecer grandes obras, que fizeram ou fazem sucesso na literatura, nos cinemas e em diversas outras mídias pelo público. Como a saga de maior êxito em todo o mundo, criada pela escritora britânica J.K. Rowling, Harry Potter, que narra as aventuras de um jovem aprendiz chamado Harry James Potter, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo, ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Desde o lançamento do primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 26 de junho de 1997, após os livros ganharam uma imensa popularidade, aclamação da crítica e foram um sucesso comercial em todo o mundo, recebendo diversas críticas, incluindo a preocupação com o tom cada vez mais sombrio, conforme a trama progredia. Até o ano de 2015 já haviam sido vendidos mais de 450 milhões de cópias em todo o mundo, tornando um dos maiores best-seller da história, sendo traduzida para 73 idiomas.

A saga abrange vários gêneros, como fantasia, vida escolar e passagem entre a infância e a juventude (com elementos de mistério, suspense, aventura e romance), sendo que a história tem muitos significados e referências culturais. De acordo com Rowling, o tema principal é a morte. Há também muitas outras temáticas na série, como preconceito e corrupção.

Além dos livros e filmes, a trama também foi transformado em cinco jogos, que deram origem a mais de 400 produtos adicionais de Harry Potter (incluindo um iPod), que fizeram, em Julho de 2005, a marca Harry Potter ser estimada em 4 bilhões de dólares e J. K. Rowling uma bilionária em termos de dólares americanos, tornando-a, segundo alguns, mais rica que a Rainha Elizabeth II.

A história gira em torno do jovem aprendiz Harry Potter, que descobre que é um bruxo, ele vive em mundo comum de pessoas não-mágicas, conhecidas como “trouxas”. O mundo dos bruxos é mantido em segredo, presumidamente para evitar a perseguição de bruxos e bruxas. Então essas crianças do mundo comum, são convidadas a participar de uma escola de magia exclusiva, que ensina habilidades necessárias para ter sucesso no mundo dos bruxos, então Harry quando se torna um estudante da Escola de Magia de Hogwarts, em que diversas coisas acontecem por lá, mas será na adolescente do garoto que ele aprenderá a superar os problemas que ele enfrenta no dia-a-dia. Como os mágicos, sociais e emocionais, incluindo desafios adolescentes comuns, como amizades, paixões e provas, além do grande teste de preparar a si mesmo para o confronto no mundo real que temos pela frente.

0956331-jpg-r-640-360-f-jpg-q-x-xxyxx

Cada livro é narrado um ano da vida de Harry, sendo que a principal se passa entre os anos de 1991 a 1998, as obras também contêm muitos flashbacks frequentes vividos por Harry em suas lembranças, ao ver outros personagens em um dispositivo chamado penseira. Todo esse ambiente mágico criado por J.K. A autora é completamente separados da realidade, mas também é intimamente ligado à ela, pois enquanto a terra da fantasia de Nárnia é um universo alternativo e a Terra Média de O Senhor dos Anéis é um passado mítico, o mundo mágico de Harry Potter existe em paralelo dentro do mundo real e contém versões mágicas de elementos comuns da vida cotidiana.

Muitas de suas instituições e locais são reconhecíveis, tais como Londres. O mundo bruxo é composto por uma coleção fragmentada de ruas escondidas, bares antigos, mansões e castelos solitários e isolados, que permanecem invisíveis para a população trouxa. Mas o arco da história principal sempre diz a respeito à amizade de Harry com os outros bruxos de sua idade, Ronald Weasley e Hermione Granger, e também com o diretor de Hogwarts Alvo Dumbledore, considerado o maior dos magos, e seus conflitos com o bruxo das trevas Lord Voldemort, que pretende se tornar imortal, conquistar o mundo dos bruxos, subjugar as pessoas não-mágicas e destruir todos aqueles que estão em seu caminho, especialmente Harry Potter, a quem ele considera seu maior rival.

05150900742176

A popularidade das obras de Harry Potter em todo o mundo foi tanta, que já vendeu ao todo mais de 450 milhões de cópias, dando origem a uma das adaptações cinematográficas mais populares produzidas pela Warner Bros, sendo que a primeira foi Harry Potter e a Pedra Filosofal, na décima-quarta posição no ranking de filmes de maior bilheteria de todos os tempos, e Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 em quarto neste mesmo ranking, com os outros seis filmes entre os 40 primeiros lugares.

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s