A trilogia do Batman de Christopher Nolan – O primor da sétima arte mundial

batman-begins-20120718-11-original

No especial de trilogias de hoje, vamos falar de uma que foi e continua sendo um sucesso no mundo cinematográfico, que é a saga do Batman, do diretor Christopher Nolan, que dirigiu os longas de 2005 a 2012, com Christian Bale no papel do Homem-Morcego, nos três filmes da saga – Batman – Begins, Cavaleiro das Trevas (2008) e Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), ambos tendo grande êxito nos cinemas e fazendo com que as pessoas voltasse a ler as revistas em quadrinhos, já que essa série foi baseada nas HQs de Frank Miller, duas histórias em quadrinhos clássicas como, Batman: Year One e Batman: The Long Halloween.

Batman Begins teve íncicio em 2003, com o objetivo de ter um tom mais sombrio e realista, com a humanidade sendo a base do filme. Foi filmado na Inglaterra e em Chicago, contando acrobacias tradicionais e modelos de escoladas, além das imagem geradas por computador que foram utilizadas minimamente. O vilão desse longa foi Liam Neeson estrelou como Ra’s al Ghul – disfarçado de Henri Ducard e Cillian Murphy estrelou como O Espantalho.

O filme estreou em junho 2005 em quase 4.000 salas de cinema, e arrecadou $48 milhões em sua semana de lançamento, somando $370 milhões dólares em todo o mundo. Recebeu uma taxa de aprovação de 85% total de Rotten Tomatoes, e foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia.

Os críticos observaram que o “medo” era um tema comum ao longo do filme, e comentaram que tinha um tom mais escuro em relação aos quatro filmes da franquia anterior do Batman. Este, também popularizou a noção de reinicializações de franquias em Hollywood.

O longa contou com grandes proezas tradicionais e miniaturas, computação gráfica foi usada ao mínimo. Uma bat-roupa mais móvel – chamado de Tumbler – foram criadas especificamente para o filme, que contou a história de origem do personagem, começando pelo medo de Bruce Wayne por morcegos, a morte de seus pais e sua jornada para se tornar o Batman.

O longa foi estrelado por Christian Bale, como Batman, com Michael Caine, Gary Oldman, Liam Neeson, Katie Holmes, Cillian Murphy, Morgan Freeman, Ken Watanabe, Tom Wilkinson e Rutger Hauer, o filme reinicia a série de filmes Batman, contando a história de origem do personagem, começando pelo medo de Bruce Wayne por morcegos, a morte de seus pais e sua jornada para se tornar o Batman.

bat-lead

O segundo filme da trilogia, foi o que teve o maior sucesso, não só porque teve novamente Christian Bale como Batman e Nolan, novamente na direção, mas também porque tinha o Coringa como um dos vilões principais na trama.

O filme foi filmado em Chicago como no Begins, mas também em diversas localizações dentro e fora dos Estados Unidos, como e Hong Kong. O diretor utilizou uma câmera IMAX para filmar quatro grandes sequências de ação, incluindo a primeira aparição do Coringa no filme. O traje vestido por Batman foi redesenhado, com um capuz permitindo que Bale movesse sua cabeça, o que não era possível nas obras anteriores. Além de uma recriação da Batmoto, conhecida como o “Batpod” foi introduzido.

A obra foi lançada em julho de 2008 e Heath Ledger faleceu logo após os términos das gravações, assim ele não pode conferir a produção final e tampouco a estreia do filme, a Warner tinha desenvolvido uma publicidade viral para a película, focando em sites promocionais e trailers, em que eram destacadas capturas de telas de Ledger como o Coringa, mas após a morte de Ledger, o estúdio focalizou a sua campanha promocional.

O Cavaleiro das Trevas teve uma boa crítica ainda maior do Begins, sendo indicado ao Oscar 2009, como Melhor Ator Coadjuvante, uma vitória póstuma para Heath Ledger e Melhor Edição de Som, tornando-se o segundo filme do Batman a receber uma vitória no Oscar, além de ganhar mais de US$ 500 milhões em bilheteria, e o primeiro filme do Batman a faturar mais de um bilhão de dólares no mundo inteiro, e definir numerosos outros registros no processo. Ele recebeu oito indicações ao Oscar.

Bale repetiu seu papel como Batman, além de Morgan Freeman, Gary Oldman e Michael Caine retornando como Lucius Fox, James Gordon e Alfred Pennyworth, respectivamente.

O filme introduz o personagem Harvey Dent (Aaron Eckhart), o novo promotor público de Gotham e chefe de Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal), amiga de infância de Wayne, que se juntam ao Batman e à polícia para combater a nova ameaça emergente de um criminoso que se auto-intitula “Coringa” (Heath Ledger).

Na trama Batman tem a ajuda de Jim Gordon e Harvey Dent, em que o Justiceiro têm mantido ordem em Gotham, porém um novo anárquico criminoso conhecido como Coringa ganha força e decide instaurar um verdadeiro caos na cidade. Aonde Batman é testado psicologicamente e fisicamente como nunca fora antes em um confronto bastante pessoal. Cabe a Batman encontrar uma maneira de deter o sádico vilão antes que mais vidas sejam perdidas.

0-15106069-EX-00

O Coringa será uma grande estrela no filme, claro que não tanto quanto o Batman, mas esse foi não só o mais premiado, mas também o aclamado pelo público, pois trouxe de volta um dos vilões mais querido da série, o Coringa, que foi muito bem interpretado por Ledger, que incorporou o vilão maníaco de corpo e alma, o transformando em um ícone da cultura pop mundial.

Nesse filme, Nolan utilizou uma câmera IMAX para filme quatro grandes sequências de ação, incluindo a primeira aparição do Coringa no filme.

batman-o-cavaleiro-das-trevas-652x330

O posterior, foi o último da trilogia e o retorno do Batman, que havia ‘morrido’ junto com o Coringa, em Cavaleiro das Trevas, que foi Cavaleiro das Trevas Ressurge lançado em julho de 2012, que Christopher Nolan assume mais uma fez, fechando sua trilogia do Batman, ao lado de seu irmão Jonathan.

O erceiro e último filme da série cinematográfica Batman de Nolan, em que Christian Bale novamente volta como Batman, bem como o retorno ao elenco de Michael Caine como Alfred Pennyworth, Gary Oldman como James Gordon, Morgan Freeman como Lucius Fox e Cillian Murphy como o Dr. Jonathan Crane.

O filme também introduz os personagens Selina Kyle, interpretada por Anne Hathaway, uma ladra gatuna cuja presença em Gotham City põe em movimento uma cadeia de eventos que levarão Batman a sair de sua aposentadoria, e Bane, interpretado por Tom Hardy, o antagonista da história.

O filme se inspira na série de quadrinhos Batman: Knightfall (1993), série que marcou o surgimento do vilão Bane; em The Dark Knight Returns (1987), em que Batman volta a Gotham City após uma ausência de dez anos, e em Terra de Ninguém (1999), em que um grande terremoto abala Gotham. As filmagens ocorreram em várias partes do mundo, incluindo Índia, Londres, Glasgow, Los Angeles, Nova Iorque e Pittsburgh.

2718839-jpg

A trama foi baseado numa história concebida por Nolan e David S. Goyer inspirada no personagem Batman, da DC Comics, e que o diretor se mostrou bastante hesitante nesta terceira continuação da série, mas concordou em voltar depois de desenvolver uma história com seu irmão e David Goyer, que em sua opinião seria uma conclusão satisfatória para a série.

O filme se inspira na série de quadrinhos Batman: Knightfall (1993), série que marcou o surgimento do vilão Bane; em The Dark Knight Returns (1987), em que Batman volta a Gotham City após uma ausência de dez anos, e em Terra de Ninguém (1999), em que um grande terremoto abala Gotham.

A trama se passa após Batman ter sido culpado pela morte de Harvey Dent, que o Justiceiro desaparece, muitos até pensando de que ele havia morrido junto com o Coringa, nos acontecimentos do longa anterior, mas então as mudam com a chegada de uma ladra misteriosa, a Mulher-Gato, e Bane, um terrorista mascarado, que fazem Batman abandonar seu exílio forçado.

O último filme da trilogia assim como os anteriores, também teve boas críticas, recebendo elogios pela direção, roteiro, elenco, trilha sonora e a forma como conclui a trilogia, com muitos críticos o considerando um dos melhores filmes de 2012. O diretor assim como no longa anterior utilizou câmeras IMAX durante a maior parte das filmagens para otimizar a qualidade da imagem e as campanhas de marketing viral começaram cedo para ajudar a promover o filme. Quando as filmagens foram concluídas, a Warner Bros. focalizou a sua campanha, com o desenvolvimento de sites promocionais, liberando os seis primeiros minutos do filme e o trailer de cinema, e enviando peças aleatórias de informações sobre o enredo do filme para várias empresas.

Porém, durante uma sessão da meia-noite em Aurora, Colorado, um atirador abriu fogo dentro do cinema, matando 12 pessoas e ferindo outras 58, levando ao destaque internacional da imprensa. Mas, atualmente, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge é a trigésima maior bilheteria de todos os tempos.

batman-dark-knight-20120718-03-original

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s