“Objetos Cortantes” – Uma obra intrínseca de segredos e mistérios a serem revelados

sharp-2.png

Sharp Objects (Objetos Cortantes – traduzido em português) é um romance policial, baseado no livro de estreia da autora Gillian Flynn, lançado em 2006, e conta a história de Camille Preaker, uma repórter recém-saída do hospital psiquiátrico que recebe do seu chefe a missão de retornar a sua cidade natal e investigar o assassinato de uma menina e o desaparecimento de outra.

O grande problema é que desde que saiu da pequena cidade Wind Gap, no Missouri, Camille não falou mais com a mãe (adora) neurótica, o padrasto e mal conhece sua meia-irmã. Hospedada na casa da família, terá que enfrentar difíceis lembranças de sua infância e adolescência. E quanto mais suas investigações avançam para a elaboração de sua matéria, outros segredos perturbadores passam a serem descobertos, tão macabros quão aos problemas que a jovem repórter enfrenta com sua família.

objetos-cortantes-sharp-objects-plano-critico-livro-600x400.jpg

Aclamado pela crítica e por autores como Stephen King, o thriller psicológico Objetos Cortantes recebeu da Crime Writer’s Association, os prestigiosos prêmios Ian Fleming Steel Dagger e John Creasey (New Blood) Dagger.

Gillian Flynn é conhecida pelo seu grande sucesso “A garota Exemplar”, um best-seller adaptado para o cinema. Nascida no Kansas (estados unidos) é jornalista e escritora, trabalhou por 10 anos como crítica de cinema e TV para Entertainment Weekly. Suas “Obras: Lugares Escuros”, “A Garota Exemplar” e “Objetos Cortantes” já renderam mais de 200 mil exemplares no Brasil, e foram traduzidos em 28 países.

Com uma narrativa muito pesada, é quase impossível parar de lê. Logo nas primeiras páginas somos impactados, e levados a um mundo totalmente insano onde nada é o que parece ser. As características dos personagens são muito bem apresentadas, onde ao decorrer da leitura fica fácil criar uma simpatia por alguns personagens, ao mesmo tempo que ficamos com raiva e se perguntando o tempo todo “como assim?“.

Não espere uma leitura monótona, e não tente adivinhar o final ou criar grandes teorias, a reviravolta e a forma como tudo acontece é sem dúvidas, uma grande surpresa.

O livro é incrivelmente impecável, totalmente macabro e sombrio, merece todos os prêmios que ganhou. Ele chamou tanta atenção que ganhou uma séria na HBO dirigida por Jean Marc Vallée (apresentado na direção de Big Little Lies), sua estreia ocorreu no em julho de 2018, contendo oito episódios.

cq5dam.web.1200.675.jpg

A série é protagonizada pela atriz Amy Adams, indicada a melhor atriz no prêmio Emmy do primetime, prêmio Globo de Ouro, Gotham Independent Film Award e sindicato dos atores em 2018. No ano de 2019 foi indicada ao TCA Award como melhor atriz em série dramática. Além do mais o elenco inteiro é um grande acerto, tendo nomes como Patricia Clarkson, Matt Craven e Sophia Lillis.

O seriado é rico em detalhes, e não deixa nenhum momento importante do livro para trás. Logo nos primeiros episódios acompanhamos os passos da investigação de Camille, e somos inseridos no confronto inicial do misterioso passado com sua família.

sharp-objects-amy-adams.jpg

No início não mostra muita pressa, focando mais na construção de relacionamentos. Ao decorrer dos episódios a série trabalha em cima de apresentar cada momento que Camille viveu em Wind Gap, como se cada aspecto da personagem fosse atribuído a um trauma.

O psicológico é trabalhado o tempo todo na série, e nessa altura já estamos totalmente envolvidos com cada personagem e completamente mergulhados na trama. Não recomendada para menores de 16 anos, Objetos Cortantes possui apenas uma temporada e sua produtora Marti Noxon ainda não decidiu se haverá uma segunda.

 

Por Bruna Vidal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s