“Caçadas de Pedrinho” – O terceiro livro da adaptação da Turma da Mônica no Sítio do Picapau Amarelo

xpagina-4.jpg.pagespeed.ic.EiCPfhhDgW.jpg

Em 2019, as obras do autor Monteiro Lobato, devido ao centenário desde seu primeiro lançamento. Visando nesta oportunidade, Mauricio de Sousa aproveitou para levar a turminha do Bairro do Limoeiro para uma viagem ao Sítio do Picapau Amarelo, lançando uma coleção com as obras de Lobato com os personagens da Turma da Mônica.

O primeiro livro Narizinho Arrebitado vendeu mais de 20.000 exemplares, e reconta a história de Lúcia, a menina de nariz arrebitado, que é muito alegre e curiosa, e vive com duas senhoras e uma boneca de pano no Sítio do Picapau Amarelo. Mas engana-se que a vida da menina é monótona e tranquila, pois lá acontecem muitas histórias, diversão e aventura junto com sua boneca Emília e seu primo Pedrinho – que as visitam com frequência -, além de outros personagens carismáticos e ilustram a narrativa e a imaginação das crianças.

24964178.jpg

O sucesso deste primeiro exemplar foi tanto que a sequência em veio logo em seguida, “Monteiro Lobato: O Sítio do Picapau Amarelo“, traz um afetuoso texto de apresentação da atriz Nicette Bruno (a Dona Benta do Sítio no seriado da TV Globo). Ambas as histórias contém com atualização de Regina Zilberman, uma das maiores especialistas brasileiras em Monteiro Lobato, e ao todo, as duas obras já venderam 30.000 exemplares apenas em 2019.

206533_458x507.jpgAgora, chegou a vez da terceira adaptação, Caçadas de Pedrinho, que mostra de uma maneira aventureira e moderna a vida do jovem garoto cheios de sonhos e anseios aventureiros em sua rotina.

Neste livro, trará questões peculiares como o desmatamento da Floresta Amazônica, como referência distinta da trama original, já que na época em que Monteiro Lobato escreveu, não se tinha consciência sobre tais hábitos, desde o desflorestamento da floresta ao costume de fumar ser extremamente prejudicial à saúde.

206545_458x507.jpgDiante nisso, o mundo conquistou relações ímpares aos direitos humanos, quanto à preservação ambiental entre outros temas distintos abordados na obra, aonde o leitor encontrará referência nas notas de rodapé com informações complementares contextualizando diferentes temáticas, além de esclarecer ao leitor, por exemplo, o significado de nomes e expressões tipicamente brasileiros presentes na obra original mantidas no livro como Orelha-de-pau, pé de grumixama, cacho de brejaúvas, pito de barro, expressões de tratamento (como Espera que te curo), dentre tantas outras informações que sempre enriqueceram e diferenciaram a obra de Monteiro Lobato a partir da década de 1920.

Mas claro, sempre mantendo a essência das obras de Lobato, mas com a carinha que a Turma da Mônica traz em seus quadrinhos, juntando o clássico com o atual num encontro épico, memorável que apenas dois grandes ícones da literatura nacional como Monteiro Lobato e Mauricio de Sousa poderiam capturar.

turmadositio_.jpg

Por falar nisso, nesta quinta-feira (23), Dia Mundial do Livro, Mauricio de Sousa apresentará “Caçadas de Pedrinho” em uma Live, no Facebook da Câmara Brasileira do Livro – CBL, às 16h junto com filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, com a mediação de Taty Leite, (Canal Vá ler um livro), com apoio da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e da CBL Câmara Brasileira do Livro.

Serviço

Turma da Mônica – Caçadas de Pedrinho

Autor: Monteiro Lobato
Adaptação: Regina Zilberman
Ilustrações: Mauricio de Sousa
Apresentação na orelha  do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé;
Número de páginas: 88
Formato: 23 x 30 cm;
Preço de capa: R$ 39,90/cada
Editora: Girassol Brasil Edições
Site: lojagirassolbrasil.com.br

Por Patrícia Visconti

Uma consideração sobre ““Caçadas de Pedrinho” – O terceiro livro da adaptação da Turma da Mônica no Sítio do Picapau Amarelo”

Deixe um comentário