Joker 80 anos – Parabéns ao vilão mais querido da cultura pop

legiao-w-BYRp75-H0d-Qj-Ea-PCqo-W8-s-Uxu4-VMNZfk-K3vl-Fmih9-S-jpg

Se 2019 foi o ano do Batman, 2020 é o ano de um dos vilões mais queridos do justiceiro de Gotham, o Joker (Coringa), que apareceu pela primeira vez na revista Batman #1, em 1940, foi criado por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane. Joker é um psicopata com sentido de humor sarcástico e doentio, retratado como um gênio do crime.

coringaebatman

O personagem tornou-se mais popular no final da década de 1950, um ladrão pateta e brincalhão ele já fez parte de algumas histórias que o definem como um super-herói, incluindo o assassinato de Jason Todd – segundo Robin sob a tutela do Batman, além de paralisar outro aliado do Batman, a Barbara Gordon.

IMG-5722

O Coringa tem várias versões de sua origem, porém a mais comum é a sua pele pálida, seu cabelo verde e seus lábios vermelhos, em que foi resultado da sua desfiguração o levando a loucura, adotando o nome de Joker, que foi a partir da figura das cartas de jogo que veio a assemelhar-se, tendo como antítese da personalidade e da aparência de Batman, sendo um dos adversários perfeito para o herói, por isso em toda história do Palhaço do Crime, ele é um dos que mais tem química.

O personagem não tem habilidades sobre-humanas, porém ele usa sua negligência para desenvolver misturas tóxicas e letais, para o bem de armamentos temáticos, incluindo cartas de jogo com pontas cortantes, campainhas de brinquedo mortais e flores de lapela que projetam ácido. Às vezes ele até trabalha com outros super-vilões, como o Pinguim e o Duas-Caras, e em grupos como Gangue da Injustiça e Liga da Injustiça, tais relações acabaram muitas vezes por entrar em colapso devido ao constante desejo do Joker em procurar o caos desenfreado.

coringa-3

O personagem é um dos mais icônicos e reconhecidos da cultura pop, sendo citado como dos maiores vilões e personagens da banda desenhada já criados, e muito possivelmente mais interessante que o seu homólogo super-herói. Ele tem uma grande popularidade, na qual o rendeu uma variedade de produtos como roupa e objetos de colecionismo, videojogos, estruturas reais (como atracões de parques temáticos) e várias outras referencias em outras media, para além de ser o primeiro vilão a ter a sua própria série de banda desenhada, The Joker (1975-1976).

Mas, sua história mais conhecida da sua origem é que o tornou em um ladrão e assassino, participando de uma tentativa de assalto a uma fábrica de produtos químicos em Gotham City, disfarçado como o então criminoso Capuz Vermelho. Tal invasão e assalto fracassaram, ele acabou perseguido pelo próprio Batman, e na fuga, cercado sobre um tonel de produtos químicos desconhecidos, preferiu se jogar nele a ser preso pelo Cavaleiro das Trevas.

coringa-imagem-destacada-1

Desde então, ele conseguiu escapar livre e sobreviver ao pesado ao banho químico, mas sua pele restou com a pigmentação absolutamente branca, enquanto seu cabelo ficou definitivamente verde, e os músculos faciais ligados à boca foram deformados definitivamente, ganhando um eterno aspecto de sorriso. O choque, ao perceber a aberração em que havia sido transformado, o enlouqueceu ainda mais de tal modo que ele se tornou um assassino anárquico que se auto batizou Coringa.

A primeira história falando exclusivamente de sua origem saiu na Detective Comics #168, em fevereiro de 1951, quando foi revelado que o Coringa tinha sido o Capuz Vermelho, na história o vilão é um engenheiro químico que ficou vigiando para roubar a empresa que o empregou, e adotou o disfarce daquele bandido. Há diversas versões da origem do Coringa, o próprio vilão brinca com isso, dizendo ficar confuso quanto ao que realmente ocorreu na série “A Piada Mortal”; – “Às vezes eu lembro de uma maneira, ora outra… se eu vou ter um passado, prefiro que seja de múltipla escolha Ha! ha ha!“.

O personagem foi inspirado em Gwynplaine, o super-vilão foi interpretado por Conrad Veidt, no filme O Homem Que Ri (1928), os créditos para a criação do Joker são disputados. De acordo com o plano inicial o Coringa deveria ter morrido em sua primeira aparição, mas foi poupado por uma intervenção editorial, permitindo assim que o personagem fosse progredindo como o célebre arqui-inimigo do super-herói Batman. Também é conhecido por outros nomes como “Príncipe Palhaço do Crime” ou “Bobo da Corte do Genocídio”.

coringa-80-anos-destaque

As revistas Wizard e Complex colocaram-no em #1 nas suas listas dos “Melhores Vilões da Banda Desenhada”. e em #2, atrás de Magneto, numa lista da IGN. A Empire em #8 na sua lista dos “50 Melhores Personagens de Sempre da Banda Desenhada”. O Joker tem servido como adversário do Batman no cinema, na animação e nos videojogos, incluindo nas séries de televisão Batman (1960) (interpretado por Cesar Romero) e Gotham (2014) interpretado por Cameron Monaghan. No cinema por Jack Nicholson em Batman (1989), por Heath Ledger em The Dark Knight (2008), por Jared Leto em Suicide Squad (2016) e Joaquin Phoenix em Joker (2019). Mark Hamill, Michael Emerson, Troy Baker, entre outros, já deram a sua voz ao personagem animado.

Mas, foi só na década de 1990 que foi introduzido um par romântico ao personagem na forma da sua ex-psiquiatra do Asilo Arkham, Arlequina, que se torna inclusive sua parceira no crime. Apesar da sua grande obsessão ser o Batman, o Joker já foi adversário de outros heróis como o Superman e a Mulher Maravilha.

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s