Com muito pesares que os Guerreiros de Santos, da Santos Comic Expo, anunciou nesta terça-feira (28), que não haverá a maior comic-con da baixada santista neste ano de 2020, todo mundo já sabe, que é por causa da COVID-19, por isso a equipe do evento, junto com a Prefeitura da cidade de Santos, no qual apoia e auxilia bastante o evento, eles decidiram de não ter SCE.
A Santos Comic Expo (antiga Santos Comic Con), é um dos eventos mais tradicionais da baixada santista, que já está em sua 14ª edição, reunindo fãs e colecionadores da cultura pop por toda baixada santista.
A convenção começou com um grupo de amigos e leitores de quadrinhos, que já frequentavam diversos outros eventos pelo Brasil e o mundo a fora, e juntos decidiram que a cidade de Santos também precisava de algo assim, foi então que surgiu a ideia dr criar um evento na cidade.
Tudo começou de uma forma modesta, porém foram todos surpreendidos com a resposta do público, foram diversas edições, uma mais inesquecível que a outra, sempre orgulhando e proporcionar um evento único em sua modéstia e coração, atraindo famílias inteiras para conhecer o trabalho de artistas que se tornaram para os organizadores, amigos queridos.
O evento é a forma mais próxima para realizar sem contrapartidas financeiras, que muitas vezes se sacrificam o tempo de cada um deles, com um recurso para que possa acontecer sempre gratuito até os dias de hoje, que mesmo assim, conseguem organizar o público, os artistas, os lojistas, e o com o poder público que os garantiu uma expertise inesperada análoga aos eventos chamados de grande porte, até mesmo porque ajudamos a criar a cena cultural ‘quadrinhística’, junto a outros eventos parceiros, que, entre outras coisas, abriu caminho para a Prefeitura de Santos realizar com enorme êxito seu Festival Geek, do qual fazemos parte da curadoria e auxiliamos em tudo que podemos, capitaneado pelo Secretário de Cultura Rafael Leal.
Por isso, que foi decidido por unanimidade que não será realizada a Santos Comic Expo 2020.
A SCE aconteceria nos dias 5 e 6 de outubro, mas apesar dos pesares, os Guerreiros já estão pensando em maneiras de oferecer suporte aos artistas e lojistas de outras formas no próximo semestre, e levar ao público o contato com suas produções e produtos. “Não ficaremos parados, apenas adaptaremos nossa estratégia de luta, pois somos gratos a todos vocês que tem construído a SCE conosco”, disse os Guerreiros da organização.
Afinal, as aglomerações são características para até o menor dos eventos, e por isso eles levam consideração as famílias que comparecem ao festival, isso é triste, porém tende a ser feito, para a segurança e bom senso das festividades de nossa tão amada Nona Arte. Aliás esse o mínimo,que se pode fazer, enquanto povo, evoluir e amadurecer nos aspectos culturais que nos permitirão conviver sem nos expormos ao perigo.
Mas, não se preocupem que os CEOs da SCE estão trabalhando junto com a Prefeitura de Santos, para a próxima edição em 2021, com muita força, garra, fé e amor aos quadrinhos, a Santos Comic Expo 2021 estará mais viva do que nunca, caminhando para um mundo mais amadurecido e consciente da necessidade da Arte.