“Tales by Light” – Uma série para os apaixonados pela arte da fotografia

tales-by-light-netflix-documentario-fotografo-viajante-mundo-capa-700x361
Essa vai para todos os amantes de fotografia, pois há na Netflix a série em documentário – “Tales by Light”, uma aventura entre a National Geographic e Canon, em que diversos fotógrafos profissionais viajam ao redor do mundo para capturar imagens contando histórias incríveis.

O programa estreou em maio de 2015 e já está em sua terceira temporada e o produtor Abraham Joffe acompanhou durante seis episódios em uma ideia simples, em que ele acompanhou apenas um engenheiro de som e um operador de drone, seguiram cinco fotógrafos top de linha da Austrália em suas andanças pelo mundo durante um ano.

A série mostra a realidade que está sendo retratada, sem retoques e nenhum programa influenciando na foto, assim ao lado da National Geographic que cumpre sua função de nos apresentar a diversos lugares distantes, animais selvagens e culturas isoladas, em imagens perfeitamente captadas, em que nos permitem formar nossa própria perspectiva sobre o assunto da foto, sendo ela se torna algo pessoal, muito mais nosso.

Há episódios centrado na jornada do fotógrafo Art Wolfe, é um exemplo disso. Wolfe tem como principal projeto fotografar culturas que inevitavelmente mudarão, engolidas pela cultura normativa. Assim, em Papua Nova Guiné, acompanhamos sua visita a um povo indígena tradicional. Com pinturas e rituais raros, conhecemos a história desse povo e sua transformação em nossos próprios termos, assim mostrando realidades desconhecidas em algo
com que temos uma relação emocional, resultando numa percepção muito diferente.

Enquanto isso, o fotografo Richard I’Anson e sua equipe passando dias no Himalaia em busca do leopardo das neves, tão raro quanto uma agulha no palheiro. Nos assustamos com Krystle Wright quando o motor do parapente de um dos membros da equipe parou de funcionar em pleno ar. Acompanhamos Darren Jew na beira de um vulcão que poderia entrar em erupção a qualquer momento. A gente fica impaciente, curioso, estimulado, tudo junto com o fotógrafo.

Uma série de arte, não só para os amantes de fotografia, mas principalmente para os fotógrafos inciantes, pois traz alguns ensinamentos técnicos. Ideias, inspirações e até mesmo discussões teóricas nos colocam na posição do fotógrafo. Ensinando o verdadeiro movimento dentro de nós, buscando inspirar as pessoas a viajar e ver coisas diferentes do lugar de onde vivem.

A série “Tales by Light” é a mais pura realidade da fotografia capturam momentos e objetos que refletem a luz, assim podemos entender todo esse processo que transforma um simples fotógrafo em um mago das imagens. Podem me chamar de romântico, mas eu vejo uma grande mágica e emoção nesse momento. O apertar de um botão que captura sentimentos, movimentos, cores e sensações para toda a eternidade.

Pois muitos acabam esquecendo, mas fotografia não é baseada em equipamentos, lentes, acessórios ou softwares de edição, pois esse processo é uma simples transformação de um mago das imagens, mostrando todo o romantismo, a magia e a emoção de cada momento, em um ingênuo apertar de um botão que captura sentimentos, movimentos, cores e sensações para toda a eternidade.

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s