O sucesso de Frozen foi tanto, que as princesas Elsa e Anna, viraram estrelas principais na Disney, sendo uma das bilheterias mais rentáveis do estúdio, além de ser um dos filmes que mais rende produtos, principalmente para o público infantil. Mas, todo esse sucesso também vêm da parte literária, como o livro Frozen II – A Floresta Sombria, a obra que deu origem à película lançada no começo desse ano, em janeiro de 2020.
O livro foi escrito pela irlandesa, mas que mora em Nova York, Kamilla Benko, ela é autora da trilogia best-seller Unicorn Quest, uma garota sonhadora e animada, quando criança ela fez uma boneca de neve e esperou ansiosamente que sua escultura ganhasse vida, para assim ela tornar a sua melhor amiga. Ao invés disso, seus pais disseram que ela iria ganhar uma irmãzinha, assim como no conto da Elsa e da Anna, em que além de irmãs, elas são melhores amigas, assim Kamilla é com sua irmã até hoje, pois ela continuam as melhores amigas desde sempre.
A trama do longa se passa dois anos depois de um tempo do primeiro, em que Elsa agora é rainha respeitada e amada por súditos e não se sente mais sozinha, entretanto, ainda acredita que Arendelle não é sua casa, pois se sente deslocada dos demais. Já o livro, traz a origem de toda a trama da película, pois apesar da Elsa ser uma irmã mais velha e prestativa, ela não está se sentindo bem vivendo no reino, então decide partir em uma longa viagem pelo mundo, deixando Anna para trás.
Porém, após uma doença misteriosa recair sobre Arendelle, a viagem de Elsa é postergada, dando a Anna a oportunidade perfeita para finalmente ajudar. Quando a caçula descobre um quarto secreto no castelo e entoa um feitiço mágico, ela espera que seu sonho de curar a doença se torne realidade. Em vez disso, um sonho muito mais sinistro vem à tona: o pesadelo de infância de Anna.
Então Elsa, juntamente com Olaf, Kristoff, Sven e Anna se aventuram pelo desconhecido para impedir a concretização do terrível pesadelo, antes que ele destrua com tudo o que ela mais ama. Será uma grande saga de Anna, para salvar o reino, com muitos mitos e maravilhas incomparáveis, requerendo coragem, honestidade e acima de tudo, amor para superar os empecilhos.
Essa obra original é tão emocionante quanto o longa e constrói uma ponte entre as aventuras de Frozen: uma Aventura Congelante (2014) e sua tão aguardada continuação, Frozen II (2020). O livro foi lançado em 2019, pela editora Universo dos Livros, contém 352 páginas e está à venda nas melhores livrarias e também no site da própria editora.