Tinta Fresca – A série de quadrinhos traz temas atuais e relevantes, para inspirar e divertir o jovem da periferia

project-thumb-facebook-received-10154007573142435

A série da HQ que foi indicada a renomados prêmios nacionais, acaba de ganhar mais uma edição, Tinta Fresca, é um quadrinho direito, autêntico e original, criado pelo quadrinista e editor Digo Freitas, é uma obra inerente que faz o jovem brasileiro da periferia se identificar com o personagem, que não vive entre os arranha-céus, como Homem-Aranha, mas mostra ideais e realidades semelhantes a rotina comum e rotineira.

O mercado está mergulhado de personagens adultos e homens brancos, então fui por outro lado. Também há muitas idealizações que os artistas fazem do que é uma cidade brasileira, sempre simulando arranha-céus como nos comics americanos. Acredito que para representar uma realidade mais próxima à nossa é necessário olhar as nossas cidades e ver como podemos colocar elas na nossa arte. Eu desenhei parte da cidade onde eu nasci e cresci no quadrinho diretamente em várias cenas simplesmente porque acho mais confortável ver nosso modo de vida e me identifico com isso. Acredito que todo mundo ganharia muito se isso se tornasse mais comum“, disse o editor a autenticidade do projeto.

tinta-capa1-e1520270464694

O projeto inciou surgiu em 2012, quando Digo rascunhando algumas ideias, criou um personagem que seu poder era desenhar as coisas e transformá-las em realidade, visando em desenvolver algo distinto do que era produzido na época. Suas influências em Dragon Ball, Fullmetal Alchemist e Hellboy, somadas a inspiração da cultura hip hop foram o ápice para transformar um projeto em uma webcomic em 2014, com 20 páginas.

Apesar da incrível ideia, no princípio Digo não acredita tanto assim nela, mas mesmo assim, todas percepções que ele tinha era focado nessa saga, foi então, que ele voltou a escrever. Além disso, uma situação trágica, após perder seu pai, ele usou suas ideias como válvula de escape para suprimir suas dores e desabafar o que estava sentindo naquele momento. No início ele faria tudo sozinha, mas seu amigo e também ilustrador e quadrinista, e amigo de Digo, Vinícius Gressana, que já curtia a webcomic, resolveu adentrar no projeto e contribuir para desenvolver o quadrinho e lançar Tinta Fresca: Destino Traçado.

A parceria foi pleno êxito, e em apenas um ano, eles já estavam lançando no financiamento coletivo e em ainda 2016, chegava a primeira edição nas mãos do público, conquistando não apenas aos leitores, mas aos críticos e entusiastas da área. Tanto que no ano seguinte, a indicação ao Oscar dos Quadrinhos brasileiro, o Troféu HQMIX como “melhor publicação independente edição única”, foi inevitável.

Essa indicação foi a chama para que Digo e Vinicius dessem continuidade a série, partindo então de que esse projeto seria uma trilogia, e em 2018, Tinta Fresca: Linha de Frente não só consumava o sucesso da obra, e daquele mesmo ano, foi indicado ao Troféu Angelo Agostini, na categoria de “melhor publicação independente”.

unnamed

Essa segunda edição foi a mais densa e complexa a ser desenvolvida, já que ela abordava temas profundos que fugiam um pouco da realidade de “Jornada do Herói”, “tínhamos muitas expectativas dos leitores sobre nós, mas queríamos algo que discutisse temas mais pesados“, completa o artista. Porém essa edição animou não apenas os artistas, mas os fãs da série, induzindo a edição final da saga deste herói da quebrada, que adora artes e a usa para transformar sua realidade.

A terceira parte da série Tinta Fresca: Arte-Final, chegou ao financiamento coletivo em 2020, e será uma consagração à saga, trazendo temas da realidade atual da sociedade, produção foi feita com calma e total precisão, para que se tornasse uma obra ainda mais envolvente e particular.

Tinta Fresca: Arte-Final está sendo uma grande homenagem à saga ao mesmo tempo que super divertida de produzir, sem pressa e com muito capricho para fechar tudo na maior qualidade possível. O roteiro foi reescrito por volta de 4 vezes e provavelmente ainda terá um novo final até chegarmos nele“, revela Freitas.

unnamed-1

Esse projeto trará o herói numa missão ainda mais árdua, aonde ele transformará seus desenhos em uma realidade precisa para impedir que a seita de um monge maligno apague da existência todas essas pessoas excepcionais. Além disso, o mundo contará com uma mutação da humanidade, em que os dons das pessoas se tornam super poderes.

Será uma finalização a altura da série, para concluir a história que remete a temas distintos e próximos a realidade que qualquer jovem da periferia, em que os autores querem não levantar bandeira de causas sociais ou algo do tipo, mas principalmente que o público se divirta e desfrute desta obra, mergulhando nesta trama com o intuito de inspirar pessoas com algo recorrente a sua vida e costumes.

EX7qo-N-X0-AEI9-V

Todavia, quem acha que essa série chegou ao fim, Digo adianta que ainda há novas ideias para este projeto; “Agora vamos seguir com as histórias nos jogos digitais baseados nas HQs, sendo que o primeiro já está incluído aos apoiadores da campanha, e que serão canônicos com a história desse universo“, conclui o artista.

Para saber mais deste projeto que está no financiamento coletivo, basta acessar: www.catarse.me/artefinal.

E para conhecer um pouco da trajetória e projetos de Digo Freitas confira e seu site e nas suas redes sociais;
Site | Facebook | Instagram | Twitter.

Por Patrícia Visconti

2 comentários em “Tinta Fresca – A série de quadrinhos traz temas atuais e relevantes, para inspirar e divertir o jovem da periferia”

  1. Muito interessante. Tenho acompanhado o Digo e visto materialar seu trabalho.
    Já tem bagagem e experiência pra deslanchar ptofissionalmente.
    Fica a grande expectativa de ver o trabalho em outras mídias inclusive as comerciais

    Fica minha torcida.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s