Ratched – Um drama intrigante e misterioso permeado de assuntos polêmicos e performances perversas

ratched

Às vezes nem sempre a primeira impressão é aquela que fica, pois as imagens podem ser manipuladas para adquirir o que se quer, e adentrar no mundo do outro, sendo persuasiva e precisa em seus objetivos. Assim como a enfermeira Mildred Ratched, que chega ao hospital psiquiátrico Lucia State Hospital, localizado ao norte da Califórnia, em busca de empresa deste importante centro médico da saúde mental.

Sempre perfeita e dedicada, Mildred ludibria à todos até chegar ao cargo mais alto entre os enfermeiros, conquistando a chefia, mas entre casos e ocasiões, a enfermeira acaba se infiltrando no sistema de saúde do hospital e com as pessoas que lá estão, e acaba ajudando e desmestificando algumas conjuções residentes ali, mas que também toda essa perfeição descrita por fora, não passa apenas de fachada, pois ela esconde um passado sombrio e obscuro, revelando da onde vem os verdadeiros montros da sociedade.

ratched-3

A série Ratched é um thriller dramático baseado no romance de Ken Kesey, “Um Estranho no Ninho” (1962). Criada por Evan Romansky e desenvolvida por Ryan Murphy, a produção é estrelada ilustremente pela atriz Sarah Paulson no papel-título.

Ratched

Ratched ainda traz temas distintos e pouco comentados em meados da década de 1940, entre eles homossexualidade, protagonismo feminino na sociedade, machismo e abuso infantil, trazendo a cena todo terror e sexualização pertinentes nas obras de Murphy, mostrando quão o ser humano pode ser frio e calculista quando almeja algo, com a capacidade de manipular as pessoas com assuntos banais e corriqueiros, fazem um duo ímpar na construção da personagem principal e dos demais que embasam a trama, mas ao mesmo tempo coloca-se sutilidade e emoção exacerbada a cada performance apresentada.

ratched-2

Essa não é a primeira interpretação de Mildred Ratched, já que em 1962 a atriz Louise Fletcher interpretou a enfermeira no longa de de Miloš Forman “Um Estranho no Ninho“, que a concedeu a um Oscar por sua performance tão impressionante quão de Sarah Paulson, que respeita a memória de Louise, mas acrescenta a sua personalidade e talento a personagem.

ratched-finn-wittrock

Em suma, Ratched mostra uma drama envolvente e até um pouco bizarra em alguns capítulos da série, fazendo que mexa com o espectador de maneira intrínseca e individual, mostrando cada caso singular, mas que soma a um enredo único e próprio, incorporando a cena a imagem de uma mulher sádica, controladora, sociopata, insana e misericordiosa transportando o público aos contextos psiquiátricos e assuntos controvérsos.

04150528614605

Além de Sarah Paulson, a série ainda traz Finn Wittrock como Edmund Tolleson; Cynthia Nixon como Gwendolyn Briggs; Jon Jon Briones como Dr. Richard Hanover/ Dr. Manuel Bañaga; Charlie Carver como Huck Finnigan; Judy Davis como Enfermeira Betsy Bucket; Sharon Stone como Lenore Osgood; entre outros.

 

 

Por Patrícia Visconti

Uma consideração sobre “Ratched – Um drama intrigante e misterioso permeado de assuntos polêmicos e performances perversas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s