Bodyguard – Uma série inglesa sobre poder e o terrorismo no mundo

MV5-BMTk1-Mj-A1-Nj-U5-M15-BMl5-Ban-Bn-Xk-Ft-ZTgw-MTAy-Nj-Y0-Nj-M-V1-SX1777-CR001777999-AL-1-550x298

Essa dica é para quem gosta de histórias com drama, suspense e terrorismo mundial, essa é a série inglesa Bodyguard (Segurança em Jogo), que foi dirigida por Jed Mercurio, pela World Productions para a BBC, que estreou na BBC One em agosto de 2018, mas já está disponível na Netflix e foi um dos seriados de maior transmissão da BBC na época.

O elenco conta com Richard Madden, que é conhecido pelo público por interpretar Rob Stark, em Game of Thrones, em que ele da vida ao sargento David Budd, um veterano da Guerra do Afeganistão e guarda-costas do Protection Command. Dave é divorciado de Vicky e tem dois filhos.

A produção do seriado foi roteirizado pelo próprio Jed, que também é responsável pela criação da história, que conta com a parceria de Thomas Vicent, na direção dos três primeiros episódios, em que a dupla apostou em grandes pontos de não se limitar aos últimos minutos de cada capítulo, até mesmo no piloto, que foi apresentado ao público em um conjunto de personagens chaves. A começar pelo próprio Budd, que em menos de cinco minutos impede um ataque terrorista a um trem de passageiros, onde estavam os próprios filhos do sargento.

MV5-BODM0-NDBh-YWMt-ZWU1-My00-M2-I4-LWI5-ODgt-ZWY2-Zm-Vi-NDQx-NDRi-Xk-Ey-Xk-Fqc-Gde-QXVy-ODIy-Nz-Y3-

Ao todo são seis episódios com uma abertura de cena fundamental, dando a cada diálogo, ângulo de direção, movimento e close é delineado com perfeição e consegue prender a atenção de uma forma que poucas séries do gênero conseguem. Como um thriller policial, Bodyguard foge da clássica linha narrativa dos filmes e séries populares do gênero, com uma mistura equilibrada de qualidade técnica e criatividade.

A trama começa com os atentados de 1º de Outubro, no trem, em que Budd ganha uma promoção dentro do departamento de polícia de Londres para proteger a Home Secretary da Inglaterra, a ambiciosa Julia Montague. Mas, essa promoção vai transformar a vida de Dave em um pesadelo, pois o agente terá a obrigação legal de proteger com sua vida, uma das responsáveis pela ida do próprio agente a uma guerra que só lhe trouxe tragédias. Julia está em busca do poder parlamentar britânico sob uma bandeira conservadora que vai contra tudo o que Budd deseja, especialmente a resposta mais violenta e sanguinária da Inglaterra contra o terrorismo.

MV5-BYTk5-Ym-Ni-MTkt-Yz-Fl-ZC00-ZDlh-LWFk-Zj-Ut-Mj-M3-Mjgy-Yj-Bi-ZTZl-Xk-Ey-Xk-Fqc-Gde-QXVy-Mj-Ex-Mj

O envolvimento dos dois ocorre, especialmente, pela extrema carência, medo e susto dos personagens com um mundo dominado pela violência e o terrorismo.

O tema, inclusive, é tão protagonista da série quanto Madden e Hawes. De uma forma profunda e reflexiva, o enredo mostra um lado até então pouco conhecido nessas produções: o contexto interno de como o governo responde as tentativas de ataques.

Julia tem o objetivo de aprovar um conjunto de leis denominada RIPA 18, que endurece a legislação contra o terrorismo na Inglaterra ao dar poder maior às forças de segurança. O grande problema é que a política não busca tal objetivo como uma solução de fato viável para o problema, e sim como uma forma de ganhar visibilidade e assumir a liderança do parlamento.

MV5-BZjc4-Ym-Qw-MTct-YThm-ZS00-YTA0-LWFm-Nzct-ZTc0-OWVk-Yjdj-Yj-Uz-Xk-Ey-Xk-Fqc-Gde-QXVy-NTkz-OTY0-M

Na vida familiar, Budd ainda está inconformado com o fim do relacionamento com sua ex-esposa, nisso o agente é atormentado pela forma de como seu casamento se desenrolou, a ponto de perseguir Vicky por uma retomada do matrimônio, influenciado pelo TSTP (estresse pós-traumático), que se recusa a tratar apropriadamente. Em meio a este caos na vida privada, Budd entra na órbita de Julia sem saber muito bem o que lhe espera.

Mas mesmo com a extrema carência, medo e susto dos personagens com um mundo dominado pela violência e o terrorismo. O tema, inclusive, é tão protagonista da série quanto Madden e Hawes. De uma forma profunda e reflexiva, o enredo mostra um lado até então pouco conhecido nessas produções, pois o contexto interno de como o governo responde as tentativas de ataques, e o enredo de Bodyguard consegue estremecer o mundo das séries, pois mesmo inseguro com seu casamento e também com a relação ao terrorismo, Dave passa ter um relacionamento amoroso com Julia, um fato que pode mudar para sempre não só sua própria vida, mas também a relação com toda a profissão.

MV5-BZm-Qz-MTM5-Mm-Ut-MDQ1-MC00-Nz-Yw-LWI2-MDMt-YTBk-MDYw-Mz-M1-OWNh-Xk-Ey-Xk-Fqc-Gde-QXVy-NTkz-OTY0

A grande proposta da série é colocar o público em tensão para descobrir se Budd vai de fato deixar se levar pelo espírito de vingança e ódio e ceder ao assassinato de Julia, ou pautar-se pelo princípio profissional de sua vida e protegê-la. Além de Richard Madden, o elenco também conta com Keeley Hawes, Gina McKee, Sophie Rundle, Vincent Franklin, Pippa Haywood, Paul Ready, Tom Brooke, Nicholas Gleaves, Stuart Bowman, Stephanie Hyam, David Westhead, Matt Stokoe, Nina Toussaint-White, Ash Tandon e Anjli Mohindra

Bodyguard foi bastante aclamada pela crítica, especialmente pela atuação de Madden, em que recebeu diversas indicações para prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Série de Televisão – Drama, com Madden ganhando o Globo de Ouro de Melhor Ator – Drama em Série de Televisão, no 71st Primetime Emmy Awards, a série foi nomeada para Outstanding Drama Series. A primeira temporada da série está disponível na Netflix, mas ainda sem previsão de estreia da segunda, pois segundo próprio ator e o diretor, David Budd precisa de umas férias depois de trabalhar tanto em combate ao terrorismo pelas ruas de Londres.

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s